NOTÍCIAS

Em jogo eletrizante, Zeca volta a vencer longe de casa

Na cartilha da recuperação, depois de garantir pontos importantes, o capítulo da vitória épica e da quebra de tabus é essencial. E ele foi escrito debaixo de muita chuva e muita luta na tarde deste domingo, no Rio de Janeiro. O São José bateu o Volta Redonda por 4 a 3, com gol da vitória, e da virada, aos 46 minutos da etapa final. Uma vitória que faz o Zeca avançar uma posição na tabela _ agora ocupando a sétima posição _, chegando a 16 pontos, ficar a três pontos do G4 e abrir seis pontos do Z2.
Mais do que isso, a vitória no estádio Luso Brasileiro representou a quebra de um tabu. O Zeca não vencia fora de casa em competições nacionais há quase nove meses, desde a vitória sobre o Caucaia na Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, eram dois anos sem vencer longe do Passo d'Areia. E que vitória.
A partida parecia se encaminhar para uma atuação até certo ponto sem atropelos. Logo aos 5 minutos, Kelvin cruzou para a área, Vitor Júnior desviou de cabeça e o zagueiro botou a mão na bola: pênalti. Fábio cobrou com tranquilidade, deslocando o goleiro e abrindo o placar. Na segunda chegada do Zeca, novamente Kelvin cruzou para a área e Tiago Pedra, aos 12 minutos, cabeceou para fazer o 2 a 0.
Aí o jogo mudou. Os donos da casa partiram para cima, e o Zeca acabou recuando. Aos 29 minutos, com um chute de fora da área no ângulo, o Volta Redonda diminuiu. E aos 35, o time carioca empatou em 2 a 2.
"Fizemos uma atuação segura até os primeiros 20 minutos, e depois acabamos baixando. No intervalo, mudamos a proposta. Precisávamos distribuir melhor a bola e neutralizar a posse de bola pelo meio da equipe deles. Quando conseguimos fazer isso, controlamos o jogo", disse ao final do jogo o técnico China Balbino.
Ainda assim, quem passou à frente no placar foi o Volta Redonda. Aos 14 minutos, o Volta Redonda fez 3 a 2 em cobrança de falta. 
Então, foi possível entender que era um jogo diferenciado. Com Diguinho e, pouco depois, Crystopher, controlando o meio de campo, aos poucos o Zeca foi criando espaços, sobretudo a partir de Kelvin e Marcelo pelo lado esquerdo. E as oportunidades começaram a aparecer. Em uma delas, a defesa do Volta Redonda jogou para escanteio. Ao 20 minutos, Kelvin cobrou na medida para Wagner cabecear com força para a rede: 3 a 3.
E quem achava que o Zeca estava satisfeito, ou que passaria a recuar para preservar o empate, se enganou. Entrou Luiz Eduardo, que retorna ao time após cirurgia. Aos 40 minutos, novamente Kelvin encontrou espaço e concluiu com efeito, o goleiro soltou e Luiz Eduardo conferiu no rebote, mas o goleiro se recuperou e espalmou para o travessão.
A insistência seguia e, já nos acréscimos, Kelvin corou falta da esquerda e encontrou o inspirado Tiago Pedra dentro da área. Ele cabeceou e marcou um golaço. E a vitória por 4 a 3. 
"Os jogadores estão de parabéns. Em nenhum momento dentro de campo nós paramos de acreditar na vitória. E todos se entregaram para isso. Mas foi o resultado de muito trabalho e análise do adversário durante a semana. Nós temos cobradores de falta muito bons, e jogadores que atacam muito bem a bola aérea ofensiva. Precisávamos aproveitar esse potencial, e foi o que trabalhamos muito nos últimos dias. É uma vitória que premia o empenho que o grupo tem mostrado desde que eu cheguei. Na verdade, repetimos uma boa atuação, que ja vinha acontecendo nas últimas partidas. Agora, é foco total para repetirmos em casa", avaliou China Balbino.
O Zeca chega a três jogos de invencibilidade. No próximo final de semana o adversário será o Ituano, no Passo d'Areia.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA