NOTÍCIAS

Goleada em Santa Cruz para garantir a classificação

Foram precisos 40 jogos na temporada para que, aos 28 minutos de jogo, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, finalmente o primeiro pênalti a favor do São José fosse assinalado e o goleiro Fábio voltasse a cobrar e marcar um gol. O 1 a 0 abriu o marcador na noite desta segunda, que acabou com goleada por 3 a 0 sobre o Avenida, com gols de Gustavo Xuxa e Tiago Pedra, que repetiram o episódio, no mesmo cenário, do último Gauchão. Outa vez o Zeca garantiu a classificação antecipada e a liderança do grupo na Copa Seu Verardi.
O placar está longe de ter acontecido por acaso. A atuação do São José foi de luxo, com controle do jogo e superioridade durante a maior parte do tempo.
"Esta vitória foi construída porque jogamos a partida como ela deveria ser jogada. Os jogadores tiveram a entrega, a pegada e o espírito que um jogo aguerrido, como sempre é jogado aqui em Santa Cruz, deveria ser disputado. A superioridade foi resultado direto disso", avalia o técnico Rafael Jaques.
Se os donos da casa esboçavam alguma pressão nos primeiros minutos, era o Zeca que levava perigo nas arrancadas com Gustavo Xuxa, Rafael Tavares e o estreante Nathan Cachorrão. E antes mesmo dos 10 minutos de partida, a equipe comandada por Rafael Jaques já havia sofrido uma baixa. Crystopher levou uma entrada violenta do volante adversário e teve de deixar o gramado. Foi substituído por Éverton Júnior, que manteve o ritmo ofensivo do time.
Em uma dessas arrancadas, justamente Éverton Júnior recebeu na entrada da área, invadiu e foi derrubado pelo goleiro: pênalti. Fábio mostrou que tanto tempo sem uma penalidade não lhe tiraram a forma. Cobrou com qualidade, deslocando do goleiro para abrir o placar.
O Avenida mostrou reação, criou duas boas oportunidades na segunda metade do primeiro tempo, e aí esbarraram na grande atuação defensiva de Fábio. Ele fez uma grande defesa e o outro chute foi para fora. Uma nova chance de empatar ainda aconteceu logo na arrancada da etapa final, aí Fábio buscou na linha do gol. E armou o contra-ataque.
O resultado desta jogada, aos 9 minutos, chegou aos pés de Gustavo Xuxa, que disparou o chute de fora da área. A bola desviou na zaga e morreu na rede: 2 a 0.
Restava aos donos da casa, que ocupam a lanterna do grupo, o desespero na busca do resultado. Bem organizado e consistente no meio de campo, o Zeca seguia mortal nas arrancadas. Aos 22 minutos, Nathan Cachorrão foi ao fundo e cruzou para Tiago Pedra, que apareceu na área como elemento surpresa. Na segunda trave, ele completou para fazer o 3 a 0.
E no restante da partida, o controle do Zeca foi ainda mais consolidado. Nem mesmo as mudanças, com as entradas de Tcharles, Josué e Wandinho nos lugares de Nathan, Rafael Tavares e Gustavo Xuxa reduziram a intensidade deste domínio. Pelo contrário. Nos minutos finais, Tcharles teve a oportunidade de ampliar, foi puxado na área, mas já seria demais ter duas penalidades em uma mesma partida, a quadragésima da temporada sem nenhum penal. O árbitro não marcou, e a bola sobrou para Wandinho, que concluiu, mas o goleiro pegou.
A goleada leva o Zeca aos 13 pontos, na liderança do grupo. Restando duas partidas para o final da primeira fase, o São José já está garantido nos matas. Na próxima rodada, marcada para domingo, a equipe enfrenta o Caxias no Estádio Centenário. Um empate já assegura a liderança ao final desta fase, ainda restando um jogo para completar a primeira etapa da Copa Seu Verardi.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA