NOTÍCIAS

Gurizada batalha até o fim, mas a vaga escapa na Copinha

O resultado não foi o que o São José precisava para avançar à segunda fase da Copa São Paulo, mas que partida fizeram esses guris com a camisa do Zeca em campo na tarde desta quinta, em Osvaldo Cruz. Encarando a Ponte Preta, que entrou na competição como favorita no Grupo 1, a gurizada do Zeca foi gigante, e teve a classificação garantida até os 43 minutos do segundo tempo, quando os paulistas, com um pênalti, chegaram ao empate em 2 a 2, lheas garantindo a classificação.
O Zeca encerra assim a sua sétima participação na Copinha, somando 4 pontos na primeira fase, tendo marcado seis gols e sofrido também seis. No retorno a Porto Alegre, a categoria Sub-20 terá calendário cheio neste ano. Além do Gauchão, o São José tem vaga garantida na Copa do Brasil Sub-20 neste primeiro semestre.
"Como treinador, foi um jogo memorável para mim. A aplicação tática dos meninos foi incrível. Estou muito orgulhoso pela atuação que eles tiveram nesta tarde. Não perdemos, e o pênalti, enfim, é do jogo. Talvez a nossa classificação tenha escapado pelo cansaço da estreia, mas não temos motivo para desanimar. Viemos para São Paulo com uma equipe bastante jovem, e eles corresponderam", avaliou no final do jogo o técnico Rodrigo Santos da Silva.
O que se anunciava para esta tarde era um jogo, de fato, complicado. Todos os movimentos iniciais da partida foram dominados pela Ponte Preta, que mantinha maior posse de bola, mas esbarrava em um São José dedicado na marcação e que concedia muito poucos espaços. Nas brechas que surgiam, os adversários invariavelmente encontravam um inspirado Lorenzo.
Mas aos 28 minutos, a resistência acabou quebrada. Em uma jogada individual, o atacante da Ponte conseguiu livrar-se de dois marcadores e chutar, sem ângulo, quase da linha de fundo. Encontrou o canto entre Lorenzo e a trave para fazer o 1 a 0 para a Ponte. A partida poderia ter sido definida 14  minutos depois, quando um pênalti foi marcado a favor da Ponte Preta. Na cobrança, Lorenzo voou para defender, e isso foi como se virasse a chave do jogo.
Enquanto os paulistas se abateram, o Zeca cresceu na sua melhor característica: a velocidade. Em uma dessas jogadas rápidas, Lucas Moura serviu com precisão para Thayllon. Dentro da grande área, ele teve a tranquilidade para limpar da marcação e chutar firmeno canto: 1 a 1 aos 45 minutos iniciais.
No retorno para a segunda etapa, aí a empolgação da gurizada se transformou em superioridade. Logo na primeira jogada de ataque, Thayllon, depois, Lucas Moura, e finalmente, Bagé, tentaram marcar, mas o goleiro e a defesa salvaram de todas as formas. E eles não tinham a resistência que o Zeca tem. Aos 2 minutos, Thayllon cobrou escanteio e encontrou a cabeça de Felipe, subindo sozinho no meio da área, para colocar no canto e virar o jogo: 2 a 1.
A vitória garantiria a classificação do São José, e levou os paulistas ao desespero. Eles insistiam, e pouco chegavam à área do Zeca que, bem posicionado, recebia o campo adversário sempre aberto para os contra-ataques. Desta vez, porém, a equipe comandada por Rodrigo da Silva não soube aproveitar as poucas chances que surgiram. 
Quando o desgaste já era visível, e o jogo havia se tornado outra vez de grande resistência, a Ponte Preta insistiu pela última vez. Em um lance controverso, com Marco desarmando o adversário, a arbitragem acabou marcando pênalti. Nesta cobrança, o atacante conseguiu deslocar Lorenzo para fazer o 2 a 2 que passava a vaga na segunda fase da competição ao time de Campinas
E, por muito pouco, a balança não pendeu outra vez a favor do Zeca. Aos 47, Thayllon teve outra grande oportunidade, mas obrigou o goleiro a uma defesa milagrosa, que selou o retorno do Zeca a Porto Alegre.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA