NOTÍCIAS

Pré-temporada começa no dia 21 de novembro

Já tem data para a retomada das atividades do futebol profissional do São José. A pré-temporada visando as disputas da Recopa, do Gauchão e do Brasileiro Série D em 2018 começará na terça, dia 21 de novembro. Ainda não está definido se a equipe, comandada por Rafael Jaques, fará todo o trabalho preparatório em Porto Alegre. Isso deve acontecer nos próximos dias.
É que, para o treinador, a comissão técnica e a direção de futebol, nada para. Os últimos _ e os próximos _ dias são de trabalho intenso na montagem do grupo de jogadores. Na quinta, o último atleta a confirmar sua permanência no clube para a próxima temporada foi o lateral-direito Luiz Felipe.
"Estamos acompanhando todas as tratativas do clube com os atletas que já estão no grupo e também as negociações com reforços. Temos um perfil definido do grupo de jogadores que queremos trabalhar", diz Rafael Jaques.
Segundo o gestor de futebol do São José, Milton Machado, a pretensão é garantir pelo menos entre cinco ou seis reforços de alto nível.
"Tratamos de jogadores com nível de Série B nacional. vamos reforçar bem o grupo de jogadores", diz.
Premiado como o melhor treinador da Copa Paulo Sant'Ana na noite de quinta, Jaques conversou conosco sobre o que projeta para a próxima temporada.

A pré-temporada ainda não começou só para os jogadores. Como é a tua rotina nestes últimos dias?
São reuniões quase diárias. Estamos definindo os jogadores que permanecem, que quermos que permaneça e tratando do ciclo de contratações. Eu penso que precisamos de pelo menos um jogador de qualidade em cada setor da equipe, para chegar e disputar posição entre os titulares. A nossa ideia é termos, ao menos já encaminhado todo o grupo de jogadores na arrancada da pré-temporada.

Pela primeira vez tu terás um período extenso para preparação da equipe. Qual é o perfil do Jaques na pré-temporada?
Agora terei tempo para implantar os princípios de jogo que eu acredito. Todo o trabalho durante a Copa Paulo Sant'Ana foi bastante atropelado, com tempo mínimo de treinamento. Vamos usar a pré-temporada para moldar o grupo de jogadores em questões como a pressão ao portador da bola, mudança de comportamento rápida ao perder e ao recuperar a bola, valorizar o jogo de aproximação e troca de passes. Este é o estilo de jogo que eu gosto de ver meu time executar.

Como encarar bem o Gauchão?
Será a primeira vez que comando uma equipe profissional no Gauchão. Muda a responsabilidade e é uma competição diferente, será muito curta, com jogos praticamente todas as quartas e domingos. Vai exigir bastante do grupo de jogadores. Precisamos mesclar muito bem a experiência, juventude, força e velocidade dos jogadores neste momento de traçarmos o perfil do grupo. Porque o trabalho neste campeonato será intenso demais, e a diferença para conseguirmos um bom resultado certamente será a qualidade do grupo, a capacidade de aguentar essa sobrecarga.

No último Gauchão, o título ficou com o Novo Hamburgo. Na tua opinião, este episódio fará mudar as pretensões de clubes como o São José e até a postura da dupla Gre-Nal?
Eu penso que, antes de tudo, o Gauchão será um campeonato de sobrevivência. Todos vão jogar para se garantir na primeira divisão primeiro. Depois, traçar voos mais altos. É um calendário muito apertado neste ano, com jogos muito próximos e exigência de desempenho elevada, porque são todos times parelhos.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA