NOTÍCIAS

Sai pra lá, zica! São José vence e está classificado

Vencer era essencial na tarde de domingo. E o São José cumpriu a missão: 1 a 0 sobre o São Paulo, com gol de Kelvin aos 20 minutos. A vitória garantiu a permanência matemática do Zeca na primeira divisão do Gauchão em 2019 e encaminhou a vaga na segunda fase deste ano. Garantiu também o retorno da equipe comandada por Rafael jaques ao quarto lugar na tabela, com 14 pontos _ apenas três a menos que o líder.
Apesar do placar magro, e do jogo em muitos momentos nervoso, em nenhum instante os visitantes, desesperados na luta contra o rebaixamento, levaram real perigo ao gol defendido por Fábio. O Zeca, por sua vez, depois dos primeiros 15 minutos, foi senhor das ações ofensivas no Passo d'Areia. A partir do volante Felipe Guedes e do meia Clayton, de excelentes atuações, o tempo inteiro o Zeca buscou quebrar o bloqueio defensivo do São Paulo. No primeiro tempo, apesar da insistência, o São José criou poucas oportunidades concretas de gol.
Aos 21 minutos, Dudu Mandai recebeu o rebote de um escanteio e arriscou por cobertura. O goleiro salvou com a ponta dos dedos para escanteio. Dois minutos depois, aconteceu o lance polêmico da partida. Matheusinho avançaria área adentro e foi derrubado por Ânderson Pico. O árbitro não assinalou pênalti. O atacante Matheusinho voltaria a ter uma chance de abrir o placar aos 36 minutos, depois de receber de Felipe Guedes, com um chute rasteio de fora da área. Passou muito perto.
"Já esperávamos um jogo complicado pela situação do adversário. Fizemos as escolhas na montagem do time, justamente para dificultara postura da defesa deles, com Kelvin, Matheusinho, Márcio Lima e Dudu jogando de maneira aguda, movimentando os marcadores pelas laterais do campo. Mas, mais do que a importância do envolvimento tático, esse era um jogo que precisávamos vencer para retomar a tranquilidade para trabalhar. E os atletas se entregaram do início ao fim. Todos jogaram e marcaram com muita dedicação", avalia o técnico Rafael Jaques.
O que talvez o próprio Jaques já esperasse que aconteceria na segunda etapa foi a última tentativa dos visitantes de buscar o placar no Passo d'Areia, por necessidade. Aí, com o São Paulo com quatro jogadores de frente, os espaços que eram escassos no primeiro tempo, surgiram.
Logo aos 6 minutos, Kelvin fez jogada individual e acabou derrubado perto da área. Éverton Alemão cobrou na barreira e o zagueiro Bruno Jesus apanhou o rebote, de primeira. A bola passou raspando. Aos 15, uma linda jogada de troca de passes que envolveu Felipe Guedes, Kelvin e Porcellis, terminou com a conclusão de Clayton, rasteira e no canto. O goleiro fez milagre.
O gol surgiria cinco minutos depois. Felipe Guedes esticou a bola para Kelvin, e o atacante não desistiu da jogada quando parecia que a defesa iria afastar. Pois os zagueiros se confundiram. Ele aproveitou, tirou do goleiro e rolou, mansa o suficiente para que a bola simplesmente ultrapassasse a linha do gol: 1 a 0.
A partir daí, o que era um risco calculado do São Paulo, se tornou desespero. O Zeca aproveitou para empilhar oportunidades.Primeiro, aos 26, o zagueiro tirou a bola na cabeça de Porcellis. No minuto seguinte, outra vez Clayton fez a bagunça na área adversária e chutou rasteira e perto do gol. Aos 38, outra vez Kelvin recebeu de Felipe Guedes, mas faltou tranquilidade para deslocar do goleiro. Acabou chutando sobre o gol. 
Jaques fez mudanças. Primeiro, João Pedro entrou no lugar do aplaudido Clayton. Depois, Mateus Totô substituiu Porcellis e, finalmente, Canhoto substituiu o também aclamado pela torcida, Kelvin. O resultado em campo, por muito pouco não representou a ampliação do placar.
Aos 45 minutos, Matheusinho arrancou com liberdade pela direita e serviu Mateus Totô na pequena área, mas ele perdeu o gol.
A vitória deu tranquilidade na tabela de classificação para o São José. Com um jogo a mais, a equipe folga no próximo final de semana. Se o Veranópolis não vencer o próprio São Paulo, em Rio Grande, o Zeca terminará a décima rodada na quarta colocação.
"O importante desses dias que terenmos até o próximo jogo é a maior calma para tranalhar, recuperar os atletas e condicionar todos para a maratona que teremos a partir do jogo contra o Juventude, outra vez em casa", valoriza Rafael Jaques.
​Nesta segunda, os atletas que não participaram da partida farão um jogo-treino contra o Novo Horizonte, de Esteio, no Passo d'Areia.  


FICHA DO JOGO: São José 1x0 Sao Paulo

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA