NOTÍCIAS

São José marca no fim e traz decisão da vaga para o Passo

"Meus Deus do céu, era para o São José estar morto com 2 a 0 contra e um jogador a menos. Mas não é o que vemos. Eles (São José) estão mandando no jogo". Quem dizia isso era o narrador de uma rádio local de Brusque pela metade do segundo tempo da partida deste domingo, que abria a segunda fase do Brasileiro Série D. Sim, o Zeca perdia por 2 a 0 para o Brusque, mas não recuava. A atitude corajosa até o final foi premiada aos 48 minutos da segunda etapa, quando o meia Clayton recebeu na entrada da área, enquadrou o corpo e colocou com categoria, determinando o 2 a 1 no placar, que foi como uma ducha de água fria para a torcida local. Com este resultado, no próximo sábado uma vitória por 1 a 0 no Passo d'Areia colocará a equipe de China Balbino nas oitavas de finais da competição.
"Todos os jogadores estão de parabéns pela entrega que tiveram. Foi um jogo de dois momentos distintos. Quando conseguimos ficar com a bola e organizar o nosso jogo, fomos superiores. de um modo geral, foi um bom resultado, que leva a decisão para a nossa casa", valoriza o técnico China Balbino.
É que todo o cenário, desde antes de a bola rolar, parecia conspirar contra o São José. O goleiro Fábio, lesionado, nem viajou para Santa Catarina. A dupla de zaga, formada por Everton Alemão e Ícaro, pela primeira vez atuava junta. E diante do estreante goleiro Mikhael. Pois eles resistiram à esperada pressão inicial dos donos da casa, que rondavam a área do Zeca, mas não conseguiam a infiltração. A primeira boa chance de gol foi do São José, com Mateus Totô. A sequência, porém, foi a pior possível. Eram 15 minutos de jogo quando Wilson Júnior, do Brusque, na tentativa de cruzar uma bola, acabou acertando o gol.
A abertura do placar para o Brusque empolgou o estádio e a pressão ofensiva aumentou. Corajoso, China Balbino experimentou uma válvula de escape. Com apenas 30 minutos de jogo, ele retirou Bruno Jesus, que atuava na lateral-direita, para a entrada do atacante Kelvin.
"Não estávamos conseguindo ser agudos a partir do meio de campo. Precisávamos ter essa opção naquele momento para revertermos o controle da partida", explica.
MUDANÇA - O plano deu certo. Fidélis foi deslocado para a lateral, com Diego Torres recuando. A posse de bola passou aos pés do Zeca e as chances começaram a aparecer. Primeiro, com Mateus Totô concluindo de cabeça de dentro da área para excelente defesa do goleiro. Depois, com Rafinha pegando uma sobra e o goleiro segurando a bola. Mas as dificuldades deste jogo não haviam acabado. Aos 36 minutos, Ícaro sentiu uma lesão muscular na perna.
China Balbino precisou fazer outra troca antes do intervalo. Fred entrou no lugar do zagueiro estreante. E deu conta do recado. Quando parecia que o jogo finalmente ficaria controlado pelo São José, mais um golpe do destino. Aos 11 minutos da segunda etapa, houve falha na saída de jogo. A bola chegou na área e o atacante Careca conseguiu concluir entre os zagueiros para fazer o 2 a 0. Na sequência, Fidélis levou o segundo cartão amarelo por uma falta. Estava expulso com menos de 15 minutos do segundo tempo.
OFENSIVO - Fosse um time comum, este seria o golpe de misericórdia. Mas não é. E o narrador da rádio local logo entendeu isso. Ao invés de preservar o resultado, a equipe de China Balbino foi à frente. Ao invés de fechar a defesa com a última substituição que lhe restava, o técnico optou por dar um novo gás no ataque. Saiu Matheus Totô para a entrada de Flávio Torres. E aí o que era uma superioridade, passou a ter controle quase total da partida. As chances do Brusque limitavam-se a jogadas em contra-ataques eventuais.
Aos 24, o zagueiro do Brusque precisou se jogar para salvar na linha do gol. Dez minutos depois, Flávio Torres teve a chance e outra vez, com o goleiro vencido, a zaga afastou.
A insistência foi coroada, para alegria dos torcedores do Zeca que estavam presentes no Estádio Augusto Bauer, nos acréscimos.
"Conseguimos voltar vivos para a nossa casa. E lá, teremos todas as condições de vencermos essa disputa", diz o técnico.
Com o gol de Clayton, a condição de ataque mais democrático da Série D foi ainda mais consolidada.
Este foi o primeiro gol do meia no campeonato. São José e Brusque voltam a se enfrentar às 15h de sábado, no Passo d'Areia.
Torcedor, já sabe onde é o seu lugar nesta data.

(Imagem: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC)

FICHA DO JOGO: Brusque 2x1 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA