NOTÍCIAS

1940-2020: Da Montanha ao Ground, a primeira vitória

Neste ano, o Passo d'Areia, a nossa casa, completa 80 anos. É o estádio mais tradicional do futebol de Porto Alegre. No segundo capítulo do baú de histórias que começamos a abrir, surge a vocação do Zeca a vivenciar a Zona Norte da Capital. Foi aqui, no bairro Navegantes, que a primeira vitória em jogos oficiais aconteceu...

Os treinamentos do grupo de moços que acabara de criar um time de futebol estavam apertados na área interna do Colégio São José, na atual Rua Alberto Bins, na área central daquela Porto Alegre de 1913. Era preciso um espaço amplo, onde os rapazes desenvolvessem as técnicas do novo esporte.
O local encontrado foi um empréstimo do Coronel Germano Petersen. A chácara ficava na subida da Avenida Cristóvão Colombo e, pela geografia peculiar, logo seria chamada de Montanha, a primeira casa do São José. Ali onde atualmente funciona o Hospital Militar, foi onde o primeiro time do Zeca fez suas primeiras partidas. O relato de Leo De La Rue, o presidente do time entre 1913 e 1914 à Revista O Globo, em 1943, dá uma idea de como foram aqueles tempos:
"Todos os domingos e feriados rumávamos para a Chácara do Coronel Germano Petersen, onde improvisávamos um campo e lá ficávamos batendo bola. Os primeiros jogos foram um desastre".
Cada desportista pagava 500 réis por mês e era o suficiente para manter a bola que, como lembrava De La Rue, "durava uma eternidade". Os uniformes, cada um bancava o seu.
O campo, porém, tinha dimensões pequenas e era irregular, cercado por vegetação. Dar voos mais ousados, com partidas contra equipes mais organizadas, não seria muito aconselhável. Quis o destino que a estreia do São José no campeonato Citadino, filiado à recém criada Associação Porto Alegrense de Foot-Ball (APAF) já mostrasse que a zona norte, e a relação com a comunidade industrial, seriam o nosso território.
O jornal Correio do Povo anunciava, em sua edição de 26 de maio de 1914: 
“Completou, ante-hontem, o 1º aniversário de sua fundação, o Sport Club S. José. O Sport Club, que ocupa provisoriamente o ground junto à chácara do coronel Germano Petersen, pretende, esse anno, inaugurar seus players, jogando uma série de matches com os principais clubes locaes. Este club festejará o anniversário e inaugura o ground próprio, situado à rua S. José, n. 60, Navegantes, domingo, 7 de junho”.
A aventura nas vizinhanças dos principais clubes de remo da Capital, porém, durou apenas um ano. Em razão das enchentes, o Ground Navegantes foi abandonado em maio de 1915. Mas deixou sua marca na nossa história:
Foi no Ground Navegantes que, em 6 de setembro, o São José conquistou sua primeira vitória em jogos oficiais. Goleada por 4 a 0 sobre o Frisch Auf (atual Sogipa). Era o segundo jogo da equipe no torneio de Porto Alegre. 

Imagem: Hospital Militar de Porto Alegre no começo do século XX, foi naqueles campos que o São José disputou suas primeiras peleias
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA