NOTÍCIAS

A façanha no 20 de setembro é do Zeca

Já que o dia estava propício às recordações sobre a guerra dos farrapos, a equipe comandada por Rafael Jaques tinha a sua estratégia de combate: a blitz. E funcionou logo na primeira ofensiva do São José contra o Bagé, no estádio Passo d’Areia, na tarde desta quinta. O cronômetro marcava somente um minuto de jogo quando Crystopher balançou as redes pela primeira vez. O próprio Crystopher faria um golaço no segundo tempo para decretar a vitória por 2 a 0 — a terceira consecutiva do Zeca na Copa Wianey Carlet — e o retorno ao segundo lugar do grupo C da competição.
Na primeira iniciativa de ataque do São José, o zagueiro Rafael Goiano encontrou o lateral-esquerdo Christian muito bem posicionado, e o acionou com um lançamento longo. O lateral avançou em velocidade e rolou para trás ao chegar no fundo, já dentro da área. O centroavante Gegê fez o corta-luz e matou o goleiro na jogada. Era o espaço para o meia Crystopher completar para o gol vazio e fazer o 1 a 0.
Era apenas o prenúncio do que a maior parte do jogo apresentaria. Um São José de alta velocidade, envolvente pelos dois lados de campo, com Lucca e Tcharles atropelando seus marcados, diante de um Bagé que não conseguia se encontrar em campo. E, assim como havia acontecido no primeiro confronto, no interior, abusava das faltas.
Aos 19, por muito pouco Lucca não ampliou o placar. Ele recebeu um passe milimétrico de Crystopher e tentou deslocar o goleiro, que salvou no chão. Seis minutos depois, novamente Lucca recebeu, desta vez de Tcharles, e o zagueiro o travou na hora do chute. Aos 30, foi o goleiro quem tirou a bola dos pés de Tcharles.
A pressão era intensa e, aos 32, Josué foi ao fundo e rolou para Gegê. Ele desviou, mas o goleiro ainda alcançou a bola para evitar o gol. Aos 38, Tcharles investiu dentro da área, cortou o zagueiro e chutou forte. Outra vez o goleiro defendeu.
O cronômetro marcava 40 minutos quando o Bagé, finalmente, chegou na área do goleiro Fábio, que fez grande defesa no chão, para frear um contra-ataque.
A partida foi para o intervalo com domínio completo do São José. Não demorou para que se manifestasse outra vez com gol. E que golaço.
Mais uma vez, Rafael Goiano lançou. O zagueiro calculou mal a altura da bola, saltou para cabecear, mas ela passou sobre ele. Sobrou para o esperto Crystopher entrar na área só com o goleiro a sua frente. Ele não tentou driblar. Parou e, com muita calma, tocou por cobertura, uma bola alta, que pousou mansa dentro do gol: 2 a 0.
Com o jogo controlado, o técnico Rafael Jaques tratou de fazer trocas para outras observações e renovação do fôlego do time. Arthur já havia ingressado no intervalo, no lugar de Christian. Aos 22, Lissandro e Tiago Pedra substituíram Rafael Carrilho e Samuel no meio de campo. Depois, Gegê e Tcharles deram lugar a Vini e Anderson Canhoto.
O jogo ficou mais cadenciado e o Zeca tratou de administrar a vantagem sem sofrer qualquer perigo do adversário até o apito final.
“Era um jogo importante para testarmos os jovens entre os jogadores mais experientes, e vimos que alguns desses meninos aproveitaram muito bem a oportunidade. Estão mais à vontade. Esse era o nosso objetivo na Copinha e estamos colhendo os frutos” avalia Rafael Jaques.
Com 13 pontos na competição depois de sete jogos, O Zeca já abre sete pontos do primeiro time fora da zona de classificação, faltando cinco partidas para o fim da primeira fase. O time volta a campo no dia 30 de setembro, fora de casa, contra o Farroupilha.

GALERIA DE IMAGENS

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA