NOTÍCIAS

Na retomada, lições táticas são o tema de casa dos jogadores

A retomada dos trabalhos no Passo d'Areia nesta semana está longe de representar um retorno àquele cenário de treinamentos que o torcedor e os atletas estão acostumados. Esquece a rodinha de bobo, os trabalhos técnicos de aproximação e as atividades coletivas. O foco inicial é readaptar fisicamente os jogadores depois de 60 dias sem atividades, e de maneira individualizada. Mas se engana quem pensa que o técnico Éverton Vanoni é um mero espectador deste período de atividades.
"Na verdade, não paramos em nenhum momento. A nossa comissão, na parte técnica e tática, seguiu se comunicando com os atletas por vídeo. Separamos materiais específicos para cada jogador, como um trabalho de casa, para eles analisarem e estudarem o jogo nesse tempo de parada", diz.
Por enquanto, o trabalho tático seguirá limitado aos vídeos e às conversas virtuais. Nada de reuniões no vestiário, que segue fechado neste período em que o protocolo de ações para o distanciamento social está em vgor. Ainda assim, à medida em que o condicionamento físico evoluir, os jogadores poderão reencontrar a bola.
"Já combinamos que todo o trabalho de aquecimento será com bola, mantendo a distância de 2 metros entre os atletas e todo o trabalho preventivo. Mas esse contato deles com a bola, para a readaptação técnica, será fundamental", comenta Vanoni.
O Zeca é o terceiro clube gaúcho a retomar as atividades durante a pandemia. A parada aconteceu justamente quando a equipe assimilava a proposta de jogo de Éverton Vanoni. Agora, a estimativa é de que serão pelo menos 60 dias de trabalhos antes de uma nova partida.
"Todos os clubes perderam com essa parada. E provavelmente o jogo que teremos no retorno será outro. A perda técnica talvez seja pior do que aquela de quando uma equipe retorna de uma pré-temporada. Quando é início de temporada, todos os times fazem quatro, cinco, seis jogos-treino para aprimorar. Agora, os atletas ficaram dois meses completamente sem atividades, e o trabalho que é possível agora também não é o mesmo de uma pré-temporada. É uma situação nova. E nesse aspecto, acho que nos sairemos bem, ela qualidade e nível intelectual de toda a comissão técnica que temos", avalia.
Na última semana, os clubes gaúchos concordaram em projetar um período de retorno dos jogos do Gauchão para meados de julho ou início de agosto. Serão três rodadas do segundo turno da competição, as semifinais do turno e as finais do campeonato.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA