NOTÍCIAS

São José goleia e chega à liderança da Copa

A tarde quente do sábado não foi obstáculo suficiente para impedir a goleada por 5 a 0 do São José sobre o Real Sport, no Passo d'Areia. Foi a primeira vitória do Zeca sob comando do técnico Rafael Jaques, e levou a equipe a oito pontos, na liderança provisória do grupo na Copa Paulo Sant'Ana. Mais do que isso, a goleada representa a esperança de que finalmente, o São José reencontre uma sequência de vitórias na temporada. E isso será fundamental nesta semana. Na quinta, o São José encara o Cruzeiro, no clássico Ze-Cruz, em Gravataí.
À exemplo do que já havia acontecido uma semana atrás, no Litoral Norte, o rival, estreante em competições estaduais profissionais, pouco produziu ofensivamente na partida. Houve, mais uma vez, somente um chute a gol do Real Sport, já na segunda etapa. Justamente o período do jogo em que o ataque do São José deslanchou. Diego Torres marcou duas vezes, o goleiro Fábio, de pênalti, Flávio Torres e Crystopher marcaram na goleada.
"Já vi uma boa evolução tática do time dentro do modelo que estamos começando a trabalhar com os jogadores. Em todo o jogo eles fizeram as movimentações que queremos. Nós vemos que o trabalho começa a dar resultado, quando o que propomos resulta em finalizações a gol. Não havia acontecido na última quarta. Hoje (sábado), aconteceu", avalia o técnico Rafael Jaques.
Desde os primeiros movimentos parecia que a vitória seria construída rapidamente pelo Zeca. Foram pelo menos três boas oportunidades de gol antes da falta cobrada por Diego Torres, às 6 minutos, da intermediária, e que resultou na abertura do placar. Diego cobrou forte, rasteira. A bola, literalmente, atravessou a barreira, desviando nela e enganando o goleiro, entrando mansamente para as redes.
O gol confirmava quem era superior no jogo, e até foram criadas mais finalizações nos primeiros 45 minutos, mas a partida aos poucos ganhava o ritmo imposto também pelo forte calor da tarde.  São José circulava a bola, impedia qualquer saída dos visitantes, mas pouco concluía.
"Faltou dinâmica ao nosso time", diz o treinador.
MUDANÇAS - No intervalo Jaques mexeu no time. Clayton e Márcio Jonatan deram lugar a Kelvin e Paulinho. A proposta, em pouco tempo, ficou clara. O Zeca passou a jogar com maior velocidade e jogadas de profundidade pelos lados do campo. Em uma dessas combinações, Dudu Mandaí recebeu de Kelvin e entraria como queria na área, mas foi derrubado: pênalti.
Para quem acompanha os treinos do São José, não houve surpresa. O goleiro Fábio foi para a marca do pênalti. E cobrou com perfeição, forte, alto, no canto. Sem qualquer chance para o goleiro, determinando o 2 a 0 no seu primeiro gol com jogo andando em sua carreira profissional pelo Zeca.
O segundo gol aconteceu aos oito minutos, e nem de longe representou relaxamento dos comandados de Rafael Jaques. Aquele era o momento para resolver o jogo. Pois aos 17 minutos, em cobrança de escanteio, Flávio Torres subiu com liberdade na pequena área. Cabeceou tranquilo para fazer o 3 a 0. Era a terceira chegada em sequência do centroavante.
Logo depois de fazer o gol, Flávio deu lugar a Matheus Totô, e o centroavante teve papel importante na ampliação do placar. Aos 20 minutos, Kelvin fez grande jogada pela esquerda e rolou para trás, na área. Totô estava no foco dos zagueiros e, em uma ginga inteligente, fez o corta-luz para Diego Torres. Ele apareceu livre na entrada da grande área. Chutou com precisão, de primeira, para fazer o 4 a 0. Era mais uma em uma sequência de oportunidades de gol. E quem disse que Rafael Jaques já estava satisfeito? Não. Ele ainda queria ver outras variações no time.
Vieram mais duas mudanças. Crystopher entrou no lugar de Fidelis, e Silas, no de Marcel. Os dois guris deram conta do recado. Aos 48 minutos, veio o quinto gol em uma jogada coletiva de alta qualidade. Primeiro, Felipe Guedes lançou pelo chão para Kelvin na linha de fundo. Ele dominou, livrou-se do marcador e rolou, mais uma vez, para trás. Aí Crystopher, jogador de toque refinado na bola, deu de chapa, no canto, sem qualquer chance para o goleiro. Foi o gol acontecer e o árbitro apitou o final da partida e da goleada por 5 a 0.
Na próxima quinta, o clássico Ze-Cruz, em Gravataí, valerá a liderança do grupo e o encaminhamento da classificação às quartas de final da Copa Paulo Sant'Ana.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA