NOTÍCIAS

Termina a melhor temporada da nossa historia

Não faltou luta, não faltou entrega e até o domínio de boa parte do jogo em Santa Cruz do Sul no começo da tarde deste domingo, mas o São José acabou eliminado nas semifinais da Copa Wianey Carlet ao perder por 1 a 0 para o Avenida, com gol marcado de cabeça, em cobrança de escanteio, aos 28 minutos do segundo tempo.
A equipe comandada por Rafael Jaques se despede da competição com a segunda melhor campanha e a melhor defesa, disparada, tendo sofrido somente seis gols em 18 jogos. De quebra, o goleirão Fábio completou 998 minutos (11 jogos e 8 minutos) sem sofrer gols. No futebol brasileiro atual, não há nenhum outro goleiro com esta marca. Na partida deste domingo, o capitão ultrapassou, por exemplo, a marca de Rogério Ceni, em 2007, no São Paulo.
Com a bola rolando no Estádio dos Eucaliptos, como era de se esperar, mesmo com a semifinal igualada depois do 0 a 0 no primeiro confronto, foi o Zeca quem tomou a iniciativa. Ainda assim, a partida manteve-se equilibrada até a metade do primeiro tempo, com Gegê tendo criado uma oportunidade para o São José e o Avenida também tendo a sua. 
Aos poucos, porém, a posse de bola foi controlada pelo Zeca. Com Canhoto de um lado e Wandinho de outro, o perigo rondava a área dos donos da casa, mas havia dificuldade para entrar nela. A melhor oportunidade para marcar surgiu aos 33 minutos. Na cobrança de escanteio, Gegê desviou de cabeça, a bola sobrou para Bruno Jesus, que chutou de primeira da entrada da pequena área e o goleiro fez um milagre. 
Restavam ao Avenida os contra-ataques. Foi assim que aconteceu a chance mais clara do primeiro tempo, aos 45 minutos. Fábio saiu de maneira perfeita do gol, cobrindo todo o ângulo do atacante que saiu cara a cara com ele. O chute foi para fora.
"É a forma do Avenida jogar, de modo reativo. Esperávamos isso e tentamos impor o nosso ritmo. Talvez tenhamos sofrido pela falta de experiência da nossa linha ofensiva, mas este era o objetivo nosso nessa competição. Testar e observar os garotos", disse o técnico Rafael Jaques no final da partida.
No segundo tempo, a tônica seguiu a mesma. O Zeca avançava praticamente todo no campo do Avenida, que tentava uma roubada de bola para ter sua chance. Os chutes a gol, que foram raros no primeiro tempo, seguiram escassos. Duas vezes, Wandinho arriscou de fora da área, sem perigo, e Rafael Carrilho tentava a penetração na área adversária, mas era barrado com faltas. 
Rafael Jaques até tentou mudar este panorama, dando novo gás nas extremas do ataque. Saíram Wandinho e Canhoto para as entradas de Vini e Dudu Mandai — de volta, sete meses depois da lesão —, em sua posição original. Arthur já havia dado lugar a Tássio. Mas nem houve tempo para que o Zeca aumentasse a pressão. Aos 27, Fábio fez um verdadeiro milagre ao defender um cabeçada à queima roupa. Jogou para escanteio. Na cobrança, o zagueiro, Iuri apareceu no segundo pau para completar de cabeça para o gol.
A partir daí, os donos da casa criaram praticamente uma barreira na frente a área. O Zeca tentou furar pelos lados, sem sucesso, e, nas bolas alçadas para Tássio, por duas vezes a bola ficou pipocando dentro da área sem a conclusão.
O São José, com este jogo, encerra a incrível temporada de 2018. A melhor da história do clube, com dois títulos (Recopa Gaúcha e Interior) e, o mais importante, o acesso ao Brasileiro Série C.
"Fomos muito além do que qualquer pessoa dentro do São José esperava na Copinha, dou nota mil para esses meninos de 18, 19 anos. Disputaram um campeonato contra adversários praticamente montados para o Gauchão e encararam, deram o máximo. O ano foi excelente, praticamente atingimos todos os objetivos propostos, desde a Copinha do ano passado. O torcedor tem que estar orgulhoso deste grupo, desta comissão, de toda a estrutura do clube. Tenho certeza que estão muto orgulhosos", afirma o treinador.
O grupo de jogadores se reapresenta nesta segunda e será liberado para as férias. No dia 10 de dezembro, começa a pré-temporada para 2019.
"A fotografia do time, com certeza, vai mudar bastante para o Gauchão", diz o técnico.
De acordo com o gerente de futebol, Luciano Oliveira, pelo menos nove jogadores já estão contratados. Nos próximos dias, os anúncios serão feitos.

GALERIA DE FOTOS

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA