NOTÍCIAS

Zeca vence e encosta na liderança na despedida do Passo

A tarde do feriado de sexta-feira deixou, de presente na memória dos torcedores que foram ao Passo d'Areia para um até logo à nossa casa, uma batalha digna dos dois times que disputam a liderança do grupo C da Copa Wianey Carlet. E o São José levou a melhor sobre o Pelotas. O zagueiro Bruno Jesus, aparando no segundo pau a cobrança de escanteio aos 41 minutos do segundo tempo, decretou a vitória por 1 a 0 do Zeca, que deixou a equipe comandada pro Rafael Jaques ainda mais colada no Pelotas, o derrotado da tarde, na classificação da primeira fase da competição.
O gol marcou ainda a sexta vitória consecutiva na campanha de 22 pontos — sete vitórias e um empate —, além de sete jogos sem sofrer gols. No confronto com o Pelotas, mais uma vez, o amadurecimento e a evolução do Zeca ao longo da competição ficaram evidentes.
Aos 27 minutos do primeiro tempo aconteceu o episódio que poderia ter mudado os rumos da partida. O lateral Márcio Lima, ao tentar conter um contra-ataque, acabou cometendo falta no atacante do Pelotas e foi expulso. Até aquele momento, o Zeca tinha maior posse bola e o trio Lucca, Gegê e Tcharles, assessorado por Crystopher, em alguns momentos, encontrava espaços na defesa adversária. Na melhor oportunidade da primeira etapa, Lucca encontrou Tcharles dentro da área, ele completou e o goleiro fez uma grande defesa.
Mas, com a expulsão, Tcharles deixou, temporariamente, de ser uma das peças ofensivas do time para se tornar lateral-direito. A medida emergencial do técnico Rafael Jaques surtiu efeito. Os visitantes bem que tentaram avançar, mas não produziram nada efetivo ofensivamente.
"Precisávamos nos reorganizar e, de alguma forma igualar as condições, principalmente no meio de campo", avaliou Jaques ao final da partida.
Pois a equipe retornou na segunda etapa com os laterais Josué e Marcelo, e com o centroavante William Americano nos lugares de Arthur, Rafael Carrilho e Gegê. E a diferença numérica, para quem chegasse naquele instante no Passo, pareceria o contrário. Era o São José que se movimentava com maior energia e organização. As jogadas começaram a aparecer pelos dois lados, com Tiago Pedra e Crystopher, deslocado para fazer a função de volante, gigantes na contenção dos contra-ataques pelotenses. Na frente, como já havia acontecido nas partidas anteriores, Americano mudou o panorama do jogo.
Logo na sua primeira participação, aos 7 minutos, ele completou de cabeça o cruzamento rasante de Josué. O goleiro precisou se esticar todo para evitar o gol. Cinco minutos depois, Americano arriscou de primeira, de fora da área, e a bola passou muito perto. 
Para chegar ainda mais perto do gol, Rafael Jaques renovou o fôlego no ataque. Tcharles deu lugar a Anderson Canhoto, e Lucca a Christian. O que estava amadurecendo, finalmente aconteceu. Na cobrança de escanteio, Rafael Goiano desviou e Bruno Jesus apareceu sozinho por trás dos defensores para empurrar para o gol.
Com um jogo a menos que o Pelotas, o Zeca ainda tem duas partidas a fazer na primeira fase e está apenas dois pontos atrás do time da zona sul do Estado. Então, a possibilidade de encerrar a primeira fase na liderança é real. Mas não será moleza. O Zeca encara o Aimoré, no próximo domingo, fora de casa. E, na última rodada, outra vez fora de casa, o Cruzeiro. 

GALERIA DE FOTOS

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA