NOTÍCIAS

1940-2020: os 80 anos da casa do São José

A temporada de 2020 é especial para o São José. Neste ano, a nossa casa completa 80 anos. Temos o estádio mais antigo e tradicional do futebol profissional de Porto Alegre. E para celebrar esta história que começou no dia 24 de março, em jogo festivo com o Grêmio, então tricampeão citadino, em 1940, abriremos o baú da história do Passo.
É uma trajetória que se confunde com as transformações do futebol e da expansão urbana da zona norte de Porto Alegre. O terreno no bairro Passo d'Areia pertencia a Rubem Berta, o braço direito da direção da Varig, que pretendia fazer ali uma pista de pouso, mas temia os riscos da urbanização daquela área. Em 1939, vendeu a área para Walter Raab, Edmundo Lamb, Manoel Osório da Rosa, Francisco Ivo Schuh, Salvador Viana e ao então presidente do Zeca, Edmundo Luiz Zottmann. O terreno foi doado ao clube e ali seria erguida a nossa casa.
Já fazia dois anos que os jogadores treinavam no terreno cercado pela área que se tornava o lar das vilas operárias de Porto Alegre na década de 1930. Seria, a partir de março de 1940, a sexta casa do São José. Antes, o clube havia jogado no próprio Colégio São José (atual Rua Alberto Bins), na Montanha (atual Hospital Militar), na Bacia (ao lado da Igreja São Pedro), no Ground Navegantes (atual Travessa São José, no bairro Navegantes) e no Arrabalde São João (próximo do Cemitério São João).
Durante um ano, graças às doações dos sócios, a área foi aterrada e arquibancadas de madeira tomaram foram. No dia 24 de março de 1940, São José e Grêmio se enfrentaram. Mas esta, é outra história.

CONTA A TUA HISTÓRIA:
A construção desta trajetória do Passo também pode contar com a tua colaboração. Se tu tens fotos, objetos ou histórias que relembrem algum dos capítulos especiais da nossa casa, envia para os canais de comunicação das nossas redes sociais, ou pelo dkfcomunicacao@gmail.com.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA