Uma estreia com vitória pode fazer toda a diferença em um campeonato de tiro curto como o Gauchão. E o São José cumpriu à risca a missão de abrir o caminho com um resultado positivo no estadual. O centroavante estreante, Thiago Santos, tratou logo de apresentar seu cartão de visitas. Marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 do Zeca sobre o Esportivo no começo da noite deste domingo.
Com o resultado, a equipe comandada por Thiago Gomes somou os três primeiros pontos e divide a liderança do campeonato com o Grêmio.
"Foi uma partida em que tínhamos um plano de jogo bem definido e conseguimos cumprir muito bem. A ideia era marcar adiantado ao time do Esportivo, evitando que os defensores eles participassem da criação das jogadas. E quando tivéssemos a bola, a ideia era criarmos. Desde o primeiro tempo funcionou e conseguimos ter volume de jogo, talvez ocm algum detalhe faltamdo no acabamento das jogadas. No segundo tempo, funcionou, e o resultado aconteceu. Uma vitória fundamental parta o nosso planejamento em um campeonato curto como este", disse o técnico ao final da partida em Bento Gonçalves.
Depois dos primeiros tempos de um jogo com muitas jogads divididas, o São José aos poucos tomou o controle das ações. Logo aos 11 minutos, Netto cruzou e por muito pouco Matheuzinho não acertou de cabeça. Dez minutos depois, foi a vez de Matheuzinho cruzar e Thiago Santos quase marcar. Aos 28, novamente o centroavante conseguiu dominar, girar e bater. Acabou abafado pelo zagueiro.
A melhor oportunidade do primeiro tempo aconteceu aos 37 minutos, quando Netto serviu Matheuzinho na entrada da área. Ele acertou o chute de primeira, rasteiro, tirando do goleiro, mas a bola passou raspando a trave.
Foi preciso voltar na segunda etapa, com fôlego renovado no ataque, para que os gols que amadureciam no primeiro tempo surgissem. Thayllon e Zé Andrade entraram, levando pânico aos defensores do Esportivo, com uma pressão sobre a saída de bola adversária ainda maior.
Aos 22 minutos, aconteceu um ensaio do que viria. Thayllon livrou-se do marcador e deu um tapinha para Thiago Santos dentro da área, mas o auxiliar marcou impedimento. Aos 29, Thayllon recebeu em velocidade e deu um drible desconcertante em seu marcador antes de rolar açucarada para Thiago Santos só conferir na pequena área: 1 a 0.
O placar foi definido aos 36 minutos. Desta vez, foi o goleirão Fábio Rampi quem lançou na medida para Thayllon chegar à linha de fundo em alta velocidade, deixando o zagueiro perdido. Ele então tocou, sutill, para Thiago Santos bater com força, de primeira: 2 a 0.
Sem outras alternativas, o Esportivo jogou-se ao ataque, e abriu espaços para o Zeca. Aos 44, outra vez Thayllon livrou-se dos marcadores e rolou para Lissandro, na entrada da área. Ele bateu de canhota certeira, mas o goleiro se esticou para encostar na bola, que ainda tocou na trave antes de sair na linha de fundo.
Já nos acréscimos, o Esportivo ainda ocnseguiu descontar para o 2 a 1.
"Foi uma primeira vitória importante, mas já estamos pensando no próximo adversário, que é muito forte e organizado. Será um jogo duríssimo", avaliou Thiago Gomes.
O Zeca foi a campo com Fábio Rampi; Matheus Pivô, Thiago Pedra, Jadson e Marcelo; Lissandro, Neko (Samuel) e Sillas (Marco); Matheuzinho (Thayllon), Netto (Zé Andrade) e Thiago Santos (John).
O Zeca volta a campo às 19h de quinta, para enfrentar o Caxias, no Passo d'ASreia. Não vai ficar de fora dessa campanha que inicia agora, né? Faz logo o teu Pacotão do Gauchão. Com apenas R$ 90, garante teu lugar nos 6 jogos do São José em casa neste Gauchão.