NOTÍCIAS

A hora dos testes para a missão 2019

Sabe quando um astronauta se prepara para uma missão espacial? Aqueles equipamentos todos, os testes desgastantes e a tecnologia da NASA, tudo para que o responsável pela missão seja, literalmente, escaneado em números e dados. Na pré-temporada do São José, não é muito diferente. Nesta quinta e sexta-feira, os atletas passaram por uma bateria de testes físicos na estrutura do Lapex/Esefid, da UFRGS. Os resultados servirão de balizador para o trabalho da preparação física e do departamento médico durante toda a temporada de 2019.
“No começo de 2018, fizemos este trabalho e, ao longo do ano, desenvolvemos melhorias no método a ser aplicado agora, durante a pré-temporada. Os dados que colhemos aqui, vão nos ajudar em todo o planejamento do ano e de forma individualizada. Com estes resultados, sabemos exatamente a carga e a forma de trabalhar com cada jogador”, assegura o preparador físico, Martinho Inácio.
Assim como com os astronautas, as amostras vão desde a ultrassonografia muscular, com uma espécie de mapeamento da estrutura de cada jogador, testes de potência, de força, resistência e velocidade. Tudo na estrutura da universidade, que atua em parceria com o Zeca.

NO ZECATUBE: Testando as máquinas para 2019

“O atleta, por exemplo, que demonstra nestes testes algum tipo de desequilíbrio muscular, com risco de lesão, já é tratado de maneira diferenciada, encaminhado a reforço, a fim de evitar uma lesão e não estourar. Em alguns momentos, inclusive, nós refizemos alguns destes testes durante o ano quando detectamos esses desequilíbrios”, aponta o preparador.
Os dados servem também para o lado positivo. Eles apontam melhorias no rendimento de cada jogador. Segundo Martinho Inácio, boa parte dos jogadores que fizeram o trabalho em 2018 já apresentam melhora no rendimento físico nesta pré-temporada.
Além dos testes físicos, no final desta primeira semana de pré-temporada, o grupo de jogadores também passa por exames clínicos, sobretudo, cardíacos. Os dados médicos ajudam a formar esta radiografia dos nossos “astronautas” para a missão de 2019.

GALERIA DE IMAGENS

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA