Você acredita em coincidências?
Em 2014, quando conquistou pela primeira vez a Copa FGF Sub-19, o São José voltou da Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, com uma derrota por 1 a 0 para o Internacional na primeira partida da decisão da competição. Só a vitória interessava no jogo de volta. Ela veio, vieram os pênaltis, e o Zeca levou a melhor.
Pois na tarde desta quinta, outra vez o São josé começou a decidir esta competilção em Alvorada, no clássico contra o Inter. E largou em desvantagem, a mesma de três anos atrás. O único gol da partida foi marcado aos 27 minutos do segundo tempo, em um lance de contra-ataque do Internacional. Até então, apesar da maior insistência colorada, o jogo era bastante equilibrado.
"Estabelecemos uma estratégia de explorar o jogo de transição em velocidade como forma de surpreender o time deles. Em boa parte, funcionou, mas enfrentamos um time que é excelente nos contra-ataques e também nas transições. Acredito que poderíamos ter sido mais eficientes nos momentos que tivemos as oportunidades de gol. Pecamos por algum capricho, que não pode se repetir no jogo decisivo", diz o técnico João Pedro Kaefer Lock.
O resultado derrubou a invencibilidade do Zeca na Copa, e manteve a do Internacional, que provisoriamente fica com a melhor campanha da Copa Sub-19.
Logo nos primeiros minutos de partida o Inter partiu para cima e ensaiou uma pressão. Quando o São José saía, porém, levava perigo. Foi assim que o volante Silas teve a chance aos 13 minutos de partida. O chute dele acabou na rede pelo lado de fora.
Na segunda etapa, a pressão do Inter aumentou, Com menos de 15 minutos, o goleiro Giovani já havia feito duas importantes defesas. Ainda assim o São José levou perigo com Wandinho, que obrigou também uma grande defesa do goleiro adversário. O gol aconteceu no contra-ataque colorado, depois que a defesa não conseguiu afastar a jogada. Bruno José recebeu a bola dentro da área e completou para o único gol da tarde.
Às 17h de sábado, os dois times jogam pela taça no Passo d'Areia. E só a vitória interessa ao São José. se vencer por um gol de diferença, o jogo vai para os pênaltis. Vitória por placar superior, garante o bicampeonato no tempo normal. Qualquer outro resultado dá o título ao Internacional.