NOTÍCIAS

Com média de 18 anos, Gurizada do Zeca está convocada para a Copinha

Está tudo pronto para a Gurizada do Zeca encarar a 11ª Copa São Paulo de Futebol Júnior do clube. Foi definida nesta quinta a convocação de 25 atletas que, no dia 1⁰, embarcam para Osasco, nas proximidades da capital paulista, onde será a sede do Grupo 19. Pela frente, a equipe comandada por Geovani Oliveira terá pela frente o Flamengo, o São Bento e os dono da casa, o Osasco Audax.
“Sabemos das dificuldades de um grupo com um clube gigante e dois clubes paulistas, sempre fortes na Copinha. Mas nosso grupo de jogadores tem como principal característica ser lutador e com muita vontade de crescer. Os atletas estão muito comprometidos com a nossa estratégia de jogo, com a nossa postura tática e com as formas de machucar o adversário”, diz o técnico, que irá para a sua estreia na principal competição das categorias de base do Brasil.
E o São José mantém na Copinha a característica de apostar em atletas bastante jovens, em primeiro ano na categoria. Este foi o traço que marcou o trabalho da categoria Sub-20 durante a temporada de 2023, e que levou o clube às semifinais do Gauchão. Dessa vez, entre os 24 atletas, a média de idade é de 18,1 anos. Ao que tudo indica, a mais baixa média entre os clubes que atuarão em Osasco. O zagueiro Kerlon, de 16 anos, é o mais jovem do grupo, enquanto o atacante Thales, com 19, o mais velho.
“É uma gurizada que está criando casca,  evoluindo para a Copinha e que terá justamente na competição essa experiência para amadurecer. Sabemos que o Flamengo, por exemplo, vai com a maior parte dos jogadores campeões brasileiros entre 19 e 20 anos. É a mesma média dos outros dois adversários,  então, será uma grande oportunidade para os nossos meninos e para o clube na Copinha”, avalia Geovani.
No entanto, curiosamente, na sexta participação consecutiva do Zeca na Copinha, esta será a que terá o maior número de jogadores já experimentados na Copa São Paulo. O lateral esquerdo Petty, de 19 anos, por exemplo, vai para a sua terceira Copinha, todas atuando pelo clube. O meia Thiago Tinoco vai para a segunda, também pelo Zeca. Já os atacantes Daniel (pelo Flamengo – SP) e Santarém (pelo São Carlos – SP), disputarão a Copinha pela segunda vez, mas estreiam no Zeca. Além disso, dentro da prioridade do Zeca de oportunizar a chegada da gurizada ao profissional, cinco dos jogadores convocados atuaram pelo profissional em 2023.
Assim como na última temporada, a delegação do São José outra vez estará internacional. O meia Hadar, de 18 anos, é israelense de Tel Aviv. O Zeca é o seu primeiro clube no Brasil. Mas este também é um grupo bem gaúcho, São 10 convocados de Porto Alegre e outros oito de municípios do interior. O mapa do Brasil com a camisa do São José é completo com Minas Gerais (2), Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro.
O Zeca estreia no próximo dia 5, às 17h30min, contra o Flamengo. A partida terá transmissão pelo canal Cazé TV, no YouTube.
 
OS CONVOCADOS
Goleiros: Édson Júnior, Pedro Ariel
Zagueiros: Robert, Kerlon, Breno e João
Laterais: Gregory, Bruno Porto, Orlando, Petty e Lucca
Volantes: Gabriel Renck, Gabriel Lik e Vidal
Meias: Santarém, Diego, Hadar e Lucas
Atacantes: Daniel, Marquinhos, Thiago Tinoco, Cooper, Matheuzinho e Thales

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA