NOTÍCIAS

Com vitória emocionante, Zeca encaminha a classificação

Foi preciso paciência, como o torcedor já está acostumado em partidas contra adversários que vêm ao Passo d'Areia para se defender. Mas foi preciso bem mais do que isso. O São José teve, além da qualidade, superação, persistência e não desistiu nunca da busca da vitória. No final, veio a recompensa. Aos 47 minutos do segundo tempo, o atacante matheusinho recebeu a bola à sua feição. Um lançamento milimétrico de Anderson Canhoto para o seu ingresso em alta velocidade. Ele se livrou do goleiro e empurrou para o fundo da rede: Zeca 2 a 1 sobre o Prudentópolis. A história da tarde deste domingo terminou com o São José cada vez mais líder do Grupo A17 do Brasileiro Série D, agora com 12 pontos, com 100% de aproveitamento e com a vaga na segunda fase virtualmente garantida ainda faltando duas partidas para encerrar o returno da primeira fase.
O primeiro gol da vitória aconteceu na pressão inicial do Zeca. Aos 8 minutos, Clayton livrou-se dos marcadores na intermediária, deu um toque sutil para Matheusinho, que deu a levantada, também suave, para Márcio Jonatan. O atacante não perdoou. Da entrada da área, soltou a bomba, de primeira. Golaço com sabor especial. O camisa 9 finalmente desencantou depois de excelentes atuações sem gols desde o Gauchão.
À frente no placar, o São José não recuou. Aos 14 minutos, Clayton experimentou um chute forte de fora da área. Passou muito perto. Aos 22, novamente Clayton se livrou dos marcadores e entraria área adentro se não fosse derrubado, mas a arbitragem não assinalou o pênalti. Aos poucos, porém, o Prudentópolis, que jogava suas últimas fichas na competição em Porto Aegre, avançava a sua forte marcação e mostrava que o contra-ataque estava bem armado. E ele funcionou.
Aos 30 minutos de jogo, o lateral-esquerdo Marcelo, que havia substituído Romano, lesionado, logo aos 10 minutos, avançou e serviu rasteira na área para Matheusinho. O atacante, porém, não alcançou e ali teve início a saída forte dos paranaenses. Na altura do meio de campo, Wagner tentoui interceptar a bola, não conseguiu. Aí, o atacante Gustavo teve a liberdade para avançar, se livrar de Fábio e empatar o jogo.
O gol deu outro tom ao jogo. Os adversários começaram a levar mais perigo e a partida ficou franca, com jogadas em alta velocidade de ambos os lados, mas sem oportunidades de gol.
Precisou o intervalo para que Rafael Jaques reorganizasse o time. Nos 45 minutos finais, o que se viu foi o ataque do Zeca contra a defesa do Prudentópolis. Logo no primeiro minuto, uma envolvente jogada entre Fabiano, Clayton e Kelvin terminou com o atacante na cara do gol. Ele tentou servir para Márcio Jonatan, mas a zaga afastou. Aos 6, a jogada surgiu do outro lado, com Matheusinho, que tentou o cruzamento também sem sucesso. 
Então, Jaques reforçou o ataque. Saiu Kelvin para a entrada de Janderson. Os espaços no campo de ataque precisavam surgir, e o lateral Marcelo encontrou, em uma arrancada, aos 16 minutos. Serviu para Matheusinho, que deixou para Clayton. O meia foi derrubado na entrada da área. A cobrança de falta de Wagner por pouco não resultou no segundo gol. O goleiro espalmou para frente e Márcio Jonatan chegou no rebote, mas outra vez o goleiro salvou. Aos 29, foi a vez do volante Fabiano tentar de fora da área para outra grande defesa do goleiro.
O time já tinha dois guris recém saídos do Sub-20 — Fabiano e Marcelo — e, para os 15 minutos finais, Rafael Jaques mostrou toda a confiança nos meninos. Entrou Ânderson Canhoto no lugar de Clayton na busca de soluções para furar o bloqueio do Prudentópolis. Pois foi do pé do guri que saiu o lance que definiu a vitória. Um lançamento sobre os zagueiros encontrou Matheusinho livre para marcar o 2 a 1.
Na entrevista após o jogo, o técnico Rafael Jaques não escondeu a satisfação com o rendimento da gurizada, mas pondera:
"Não podemos jogar o peso do acesso diretamente nas costas desses meninos, sob o risco de prejudicar a evolução deles. Isso tem que ser natural. Eles vão entrar, vão dar conta do recado", avisa.
Com 12 pontos, ainda dependendo de jogos que complementam a rodada do Brasileiro Série D, é bem provável que a vaga do São José já esteja garantida na segunda fase. No próximo sábado, o Zeca enfrenta o Mogi Mirim, novamente no Passo d'Areia, pela quinta rodada da primeira fase.
Os atletas que não atuaram neste domingo fazem um jogo-treino contra os reservas do Internacional nesta segunda, no Parque Gigante. A retomada dos treinos com o grupo completo será na quarta-feira.

FICHA DO JOGO: São José 2x1 Prudentópolis

GALERIA DE IMAGENS



NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA