NOTÍCIAS

Debaixo de muita chuva, Zeca é superado pelo Ituano

Foi debaixo de chuva e trovoadas, e sobre um campo completamente alagado, que o São José fez a sua estreia no Brasileirão Série D neste domingo. E neste ambiente, quem conseguiu se dar melhor foram os donos da casa. Mesmo com uma boa atuação e muita insistência na busca do resultado, o Zeca acabou derrotado por 2 a 1 pelo Ituano. Jô marcou o único gol do São José na estreia. No próximo sábado do Zeca enfrenta o Metropolitano em casa pela segunda rodada da competição.
A partida começou bastante equilibrada em Itu. Nenhum dos times se expunha tanto naquele terreno alagado. Logo nos primeiros movimentos ficava claro que os gols dependeriam de alguma jogada aleatória que conseguisse escapar do barro. E neste aspecto, a eficiência do Ituano falou mais alto. No primeiro escanteio que tiveram na partida, aproveitaram a oportunidade. Léo cabeceou aos 8 minutos e abriu o placar para os donos da casa. E foi só que o clube paulista produziu na primeira etapa.
REAÇÃO - A partir daquele gol, o São José lançou-se ao ataque, mas poucas vezes conseguia chegar com perigo à goleira adversária. Aos 21 minutos, por pouco Wagner não igualou o marcador, também de cabeça. E aos 28 aconteceu a situação que poderia ter definido o jogo a favor do São José. O volante Rodrigo Celeste, do Ituano, ergueu o pé e acertou um chute na cabeça de Marcio Jonatan. Foi expulso na hora. E o Zeca aproveitou a vantagem no número de jogadores em campo como era possível. Foram seis escanteios até o intervalo de jogo. E duas grandes defesas do goleiro Oliveira.
Aos 34, Jô bateu forte no canto e o goleiro salvou. Ele voltaria a mandar para fora aos 40 minutos. Um minuto antes, Marcio Jonatan teria uma grande oportunidade se o bandeira não assinalasse o impedimento.
A partida foi para o intervalo e o cenário dentro das quatro linhas só piorou. Com mais chuva forte enquanto os jogadores estavam no vestiário.
INSISTÊNCIA - Ainda assim, a equipe de China Balbino buscava mais energia para atacar. Quem levava mais perigo no início da segunda etapa, porém, era o Ituano. Aos 5 minutos, Fábio fez grande defesa. E China resolveu investir em mais ofensividade.
Primeiro, Fidelis deu lugar ao centroavante Jéfferson Assis. Depois, saíram Kelvin e Marcio Jonatan para as entradas de Allan Vencato e Dionas Bruno. Mas as chances seguiam sem aparecer com clareza. Ao contrário, quem conseguiu mais uma vez ter eficiência em terreno quase impraticável foi o Ituano. Aos 31 minutos da etapa final, Everton foi lançado, cortou a marcação e bateu com curva, longe do alcance de Fábio para determinar o 2 a 0.
E como só restava tentar reagir, o Zeca insistiu. Foi premiado. Aos 38, Jô foi lançado, girou sobre o zagueiro e concluiu de primeira no canto para diminuir o marcador.
Nos minutos finais, o São José ainda pressionaria os donos da casa, jogando praticamente dentro da área do rival. Mas a bola insistia em não entrar. O jogo acabou 2 a 1 mesmo, com derrota na estreia do Brasileirão Série D.
"Enfrentamos um adversário bastante forte. Creio que com as entradas dos jogadores que ainda não tinham condições legais de jogo, e com a chegada de reforços que ainda estão por vir,, vamos retomar o caminho da classificação", avalia o diretor de futebol, João Carlos Lock.
Pouco tempo depois da partida, no hotel, o técnico China Balbino já analisava as imagens do jogo. A delegação desembarca no final da manhã desta segunda em Porto Alegre e a chance de recuperação será no sábado, contra o Metropolitano. Os catarinenses venceram por 1 a 0 sobre o PSTC na estreia. A partida, até agora, está marcada para o Estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí.
 

FICHA DO JOGO: Ituano x São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA