NOTÍCIAS

Derrota deixa decisão da vaga para o Passo

Um resultado positivo em Blumenau neste sábado seria como um plus na excelente campanha do São José no Brasileiro Série D. Acabou não acontecendo. Derrotado por 1 a 0 para o Metropolitano, o Zeca agora tem a chance de garantir a classificação à segunda fase da competição dentro do Passo d'Areia no próximo domingo, contra o Ituano. Um empate garantirá não apenas a classificação, mas também a liderança do grupo. A vitória determinará vantagens nas próximas fases de matas. Essa oportunidade poderia ter sido abreviada no Estádio do Sesi, em Blumenau, e boa atuação para isso não faltou aos comandados de China Balbino. Em uma das únicas conclusões a gol da equipe da casa, aos 20 minutos de jogo, o meia Neto acabou marcando o único gol do jogo.
Para o técnico, pesou o oportunismo do Metropolitano.
"Fizeram o gol e conseguiram atuar bem se defendendo. Nossa equipe cumpriu o que treinamos na semana, e o modelo de jogo estava em campo. TIvemos talvez uma certa dificuldade pela característica dos jogadores que tínhamos em campo, mas as oportunidades foram criadas. Não temos nada a lamentar nessa partida", resume China Balbino.
A pior notícia da partida talvez nem seja a derrota. Foi a lesão do zagueiro Wagner logo a cinco minutos de jogo. Ao dar combate em uma jogada, ele acabou sentindo uma lesão na coxa que já o havia afastado dos treinamentos na semana que antecedeu a estreia na Série D. Na chegada a Porto Alegre ele ainda será avaliado. Everton Alemão o substituiu e teve boa atuação.
O jogo em Blumenau era de vida ou morte aos donos da casa, e eles fizeram isso pesar. Logo nos primeiros minutos houve insistência do Metropolitano, mas sem grandes conclusões. Aos poucos o Zeca soltava-se para o jogo e, curiosamente, foi justamente em uma saída do São José que o gol acabou saindo. Era escanteio para o Zeca e o zagueiro Claudinho foi empurrado na área adversária. O árbitro acabou dando falta para o Metropolitano, que cobrou rápido e acabou pegando a defesa do Zeca voltando. O meia Neto recebeu na intermediária e soltou a bomba, indefensável para o goleiro Fábio: 1 a 0.
A partir deste momento, quem passou a tomar a iniciativa do jogo foi o São José. A melhor oportunidade para reação aconteceu aos 29 minutos. Rafinha chegou a driblar o goleiro e optou por servir Dionas Bruno na área. Ele tentou de meia bicicleta, mas errou o alvo.
MUDANÇAS - Na volta para a segunda etapa, mais uma vez o atacante teve a chance. Logo aos cinco minutos Dionas Bruno desviou dentro da área, mas a bola passou perto. O Metropolitano respondia em saídas rápidas ao ataque. Por isso, China Balbino tentou garantir o bote certeiro na base da velocidade. Márcio Jonatan substituiu Dionas Bruno. Depois, o lateral-esquerdo Marcelo substituiu o meia Hyago. Aí Dudu Mandai passou a ser mais um atacante. E as chances voltaram a aparecer para o empate.
Primeiro, aos 25 do segundo tempo, no cruzamento para Márcio Jonatan cabecear perto do gol. Quatro minutos depois, Dudu Mandai teve a chance e a zaga afastou. Aos 33, foi a vez do lateral Marcelo experimentar um chutaço de fora da área. A bola explodiu na trave. Na sequência, foi Rafinha quem tentou, no ângulo, e o goleiro espalmou para fora.
Já nos acréscimos, o volante Fidélis, de atuação destacada nas saídas do Zeca ao campo ofensivo, brigou com a defesa do Metropolitano após o escanteio. O goleiro acabou salvando na linha do gol para determinar a segunda derrota do São José na competição.
TORCIDA - A delegação deixou Blumenau ainda na noite deste sábado. A perspectiva de chegada é no começo da manhã deste domingo.
Na outra partida do grupo, Ituano e PSTC ficaram no 0 a 0. Com essa combinação, o São José mantém a liderança com 9 pontos, seguido pelo Ituano, com 8, e o Metropolitano, com 7. O PSTC, já eliminado, chega a 4 pontos. A equipe de China Balbino volta a campo às 18h de domingo, contra o Ituano, no Passo d'Areia. A expectativa é de que o centroavante Mateus Totô e o meia Clayton, lesionados, voltem aos treinamentos na próxima semana. Bruno Jesus e Wagner devem ser avaliados. Já Diego Torres, que cumpriu suspensão em Blumenau, retorna normalmente ao grupo de jogadores. 
O principal reforço para decidir a vaga, como reforça China Balbino, porém, é outro:
"Teremos de volta a nossa torcida em nosso estádio", valoriza.

FICHA DO JOGO: Metropolitano 1x0 São José

(Imagem: Assessoria Metropolitano/Divulgação)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA