NOTÍCIAS

Em dia de goleiro, a classificação veio nos pênaltis

Em data comemorativa para goleiro tem... pênaltis. E quando este goleiro é um especialista nas penalidades: cobrando e defendendo. Bom, aí é melhor o adversário se preocupar com o placar que leva para a decisão nas marca da cal. Pois, na partida que marcava os 200 jogos do goleiro Fábio defendendo o São José, foi preciso o sofrimento dos pênaltis para garantir a classificação às semnifinais da Copa Seu Verardi, deixando para trás o Aimoré. Depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, na decisão, o Zeca fez 5 a 3, acertando todas as cobranças.
Assim como havia acontecido em São Leopoldo, na primeira partida das quartas de final, o jogo se dividiu em dois tempos diversos. Na primeira metade do jogo, depois dos primeiros 20 minutos de muita bola disputada no setor de meio de campo, e os dois times se estudando, o controle da partida foi todo do Zeca.
Aos 22 minutos, quase Luiz Eduardo botou para dentro após cobrança de escanteio. Dois minutos depois, Tcharles fez grande jogada e cruzou para Gustavo Xuxa aparecer com liberdade às costas da defesa. Ele cabeceou buscando o canto, e a bola passou caprichosa para fora.
O gol estava amadurecendo. E aconteceu em uma jogada brilhante. Aos 27, Rafael Tavares lançou com precisão para Tcharles aparecer com liberdade no lado direito. Ele avançou em direção à área e, quando o goleiro saiu, tocou por cobertura para marcar o 1 a 0.
A vantagem deu ainda mais moral para o time. Aos 32, depois de uma grande combinação entre Márcio Lima, Tcharles e Rafael Tavares, o meia chutou forte, cruzado da entrada da área. O goleiro salvou com os pés e por muito pouco o rebote não se ofereceu ao centroavante Luiz Eduardo. O Zeca ainda teria mais uma oportunidade para marcar na primeira etapa, quando Luiz Eduardo cabeceou após cobrança de escanteio e a bola passou bem perto.
"Fizemos um primeiro tempo muito bom, assim como havíamos feito no primeiro jogo, o que não significa que foi o ruim o segundo tempo. Nós não permitimos que o adversário criasse grandes oportunidade se também levamos perigo. É preciso entender que do outro lado estava um time muito bem organizado e de qualidade, que também brigava por uma vaga", disse, depois da partida, o técnico Rafael Jaques.
É que logo na volta para o segundo tempo, veio o susto. A arbitragem marcou pênalti de Lucão sobre o atacante do Aimoré. Aos 6 minutos, eles empataram o jogo na cobrança de pênalti. O Aimoré só voltaria a levar algum perigo aos 25 minutos, em chute cruzado que Fábio defendeu.
Antes disso, o Zeca já buscava a reação. Com Gustavo Xuxa e Dudu Mandai vieram duas chances para empatar em chutes de fora da área. Também de longe, Machado levava perigo a cada cobrança de falta.
Aos 31 minutos, o técnico Rafael Jaques botou mais mobilidade no ataque, ainda em busca da vitória no tempo regulamentar. Os guris Thayllon e Crystopher foram a campo nos lugares de Tcharles e Rafael Tavares. Mas não tinha jeito. Esta era uma daquels datas especiais para goleiros, e azar dos nervos de quem estava na arquibancada. A classificação para a sexta semifinal consecutiva do Zeca em Copinhas teria de ser definida, outra vez, nos pênaltis.
Coube ao personagem da tarde cobrar o primeiro. Fábio bateu com qualidade: goleiro de um lado, bola de outro, goleiro vibrando, mas na marca do pênalti. E desta vez, o torcedor não o viu defender alguma cobrança, mas contar com uma companheira destes 200 jogos no Zeca.
"As traves, às vezes também são ingratas, mas são elas que acompanham o goleiro ali o jogo todo. É preciso contar com elas", disse depois da vitória.
A segunda cobrança do Aimoré encontrou a trave direita de Fábio. Por outro lado, Machado, Thayllon e Lucão marcaram sem qualquer possibilidade de defesa para o goleiro. Na última cobrança, Luiz Eduardo chutou no canto, a bola tocou na trave, no goleiro e no fundo da rede: classificação garantida com o 5 a 3.
O Zeca enfrentará o vencedor de Internacional e Bagé, que se enfrentam nesta quinta. O primeiro confronto semifinal, provavelmente, aconteça no domingo, e será fora de casa. A definição da busca por mais uma final será no Passo.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA