Não faltou nervosismo e até empurra-empurra dentro de campo no Passo d'Areia neste sábado, quando a equipe Sub-20 do São José garantiu sua classificação às semifinais do Gauchão de Juniores, e a consequente vaga à Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao reverter o placar as quartas de finais contra o Brasil de Pelotas. Depois da derrota por 2 a 1 em Pelotas, o time comandado por João Pedro Kaefer Lock precisava vender por pelo menos 1 a 0. E foi exatamente o que conseguiu.
O gol da classificação, marcado por Bruno Torcato, aconteceu logo aos 2 minutos de jogo. Em uma combinação de passes que chegoiu até o atacante dentro da área. Ele concluiu com precisão.
A partir dali, a característica da partida não chegou a mudar. O Zeca atacava, o Brasil se defendia bastante fechado. O que mudou foram os ânimos da equipe visitante pela necessidade de igualar o marcador. A cada jogada dividida, a pressão sobre a arbitragem também crescia. O Zeca, por sua vez, seguia criando oportunidades, mas sem efetividade.
A partida chegou aos minutos finais ainda com a vantagem do São José e, depois de uma jogada mais forte na lateral, quem não se segurou foi o treinador do Brasil de Pelotas. Ele invadiu o gramado e agrediu o atacante Gegê. E ali, naquele momento, foi possível perceber quem estava mais preparado para a classificação. Em meio à confusão, o técnico João Pedro segurou seus atletas do banco de reservas e evitou qualquer revide. Depois, foi só esperar o apito final e comemorar a vaga.
O Zeca terá pela frente, nas semifinais, o Internacional. Mesmo adversário desta etapa da competição no ano passado, e também da final da Copa FGF Sub-19. Nas duas ocasiões, os colorados levaram a melhor. Ainda não foram definidas datas e horários das partidas semifinais.
A decisão do Sub-20 fechou uma rodada tripla das categorias de base no Passo d'Areia neste sábado. Pouco tempo antes, a equipe Sub-17 também derrotou o Brasil, por 2 a 1, com gols de Rihan e Iorran. O resultado mantém a equipe de Rafael Porto na segunda posição do grupo no Gauchão Juvenil. Às 11h, a rodada tripla foi aberta com o Sub-15. E a equipe comandada por Rodrigo Santos da Silva acabou perdendo os 100% de aproveitamento com o empate em 1 a 1 com o Jaú. Ainda assim, o Zeca mantém a liderança do Gauchão Infantil, com 19 pontos.