NOTÍCIAS

Gurizada faz história, goleia e está na segunda fase da Copa do Brasil Sub-20

O São José viveu, na tarde desta quarta, um dia histórico. Mais uma vez, nossas categorias de base escreveram um novo capítulo vitorioso na trajetório do clube. Jogando em Manaus, debaixo de muita chuva, a gurizada não se medrontou. Goleou o Nacional-AM por 5 a 1 e avançou pela primeira vez na história à segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. O Zeca agora vai encarar o Botafogo, em jogos de ida e volta, na segunda etapa da competição nacional.
Os gols da vitória foram marcados por Gabriel, Davis, Petty, Marco e Neco, com uma atuação dominante durante os 90 minutos da partida.
"O comprometimento dos atletas foi fundamental. Jogaram com prazer. Sabíamos que tínhamos pouco tempo para trabalhar e não poderíamos deixar de lado o primeiro objetivo, que é o de preparar esses meninos para subir ao profissional. Criamos uma estratégia para o jogo e ela funcionou. Ainda não é o ideal, mas conseguimos ser agressivos ofensivamente e seguros defensivamente. Hoje, esses atletas certamente deram um passo a mais no amadurecimentp para chegarem ao time principal", avalia o técnico Gabriel Carvalho.
E o controle da equipe comandada pelo ele se mostrou logo no primeiro minuto da partida. Foi quando Davis cobrou falta com maestria, na cabeça do zagueiro artilheiro Gabriel. Ele testou e abriu o placar. 
Ao invés do adversário acordar, era o Zeca que seguia em cima.  As 15 minutos, Lucas Moura fez grande jogada e apareceu na cara do gol. O goleiro fez grande defesa e ainda defendeu rebotes de Petty e Neco. Era o prenúncio do que viria apenas sete minutos depois. Elisson limpou o lance na intermediária e rolou para Davis entrar com liberdade na área. Ele teve a calma de escolher o canto e fazer o 2 a 0.
Por muito pouco, aos 24 minutos, o placar não ficou ainda mais elástico. Lucas Moura serviu na medida para Petty, dentro da pequena área, chutar sobre o gol.  Petty, que completava 17 anos nesta quarta, não deixou por menos. Aos 8 minutos do segundo tempo, acertou um chutaço de primeira da entrada da área para fazer o terceiro gol do Zeca.
Antes, porém, aos 6 minutos, depois de um pênalti duvidoso, o Nacional conseguiu fazer o seu gol. Mas o gol só aconteceu no rebote, depois de Seberi pegar a cobrança.
Com o 3 a 1 de vantagem, o São José não se acomodou no jogo. Seguiu criando oportunidades até que, aos 28 minutos, Marco fez uma pintura de gol, chutando de fora da área no ângulo: 4 a 1.
Nos minutos finais, com o Nacional já batido em campo, aconteceu um verdadeiro bombardeio do Zeca, que terminou com chave de ouro. Aos 49 minutos, Neco recebeu com liberdade, invadiu a área e chutou com força no canto para marcar o 5 a 1.
"É muito bom conquistarmos resultados. É histórico para o clube e muito importante para o crescimento individual dos atletas, mas eu vejo esta classificação como mais uma etapa neste caminho de formação que eles estão trilhando. É uma conquista, sim, mas queremos mais", garante Gabriel Carvalho.
O Zeca vai encarar na segunda fase o Botafogo, que bateu o Castelo, do Tocantins, por 10 a 0 nesta primeira fase. Desta vez, com jogos em ida e volta ainda sem data determinada.
"O Botafogo é, sem dúvida, um clube que faz trabalhos excepcionais nas categorias de base. Mas vamos estudar o adversário e trabalhar para neutralizar os pontos fortes deles. Não queremos apenas participar da segunda fase. Vamos dar o nosso melhor e queremos a classificação", diz o técnico.

Imagem: João Normando/FAF

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA