
O São José retomou os treinamentos na tarde desta segunda-feira com um só foco: o clássico Ze-Cruz. O desafio contra o Cruzeiro, pelas semifinais da Copa Paulo Sant'Ana, que começam a ser disputadas no próximo sábado, no Passo d'Areia, é fundamental para o retorno do Zeca ao Brasileiro Série D no próximo ano.
"O clima é bem diferente do que tivemos nas quartas-de-final. Eliminamos um time muito qualificado, que é o Internacional, mas agora teremos pela frente um clube que tem o nossso mesmo objetivo nessa competição. Além da busca da vaga no Brasileiro, por si só esse confronto já é carregado com um clima diferente. É o Ze-Cruz. E, sabemos, do outro lado tem um time muito competitivo", diz o técnico Rafael Jaques.
A tônica do trabalho durante a semana será no reforço do que vem funcionando: a marcação forte, a valorização da posse de bola e a agressão ao adversário sempre que estiver com essa posse.
"Temos que impor o nosso estilo, como temos feito em nossos outros jogos em casa. A estratégia é a mesma, e os jogadores estão bem conscientes disso", garante o comandante.
As duas goleadas sobre o Internacional, que resultaram em um placar agregado de 6 a 1 e empolgaram o torcedor, no grupo de jogadores, viraram confiança.
"Não foram só os placares, conseguimos jogar bem nos dois jogos e as jogadas funcionaram. A bola começou a entrar de novo. Claro que aumenta a confiança, dá mais motivação para trabalhar ainda mais. Porque ainda não conquistamos o que queremos", resume o volante Felipe Guedes, um dos que desencantou e marcou seu primeiro gol na temporada justamente nos jogos contra o Inter.
Uma motivação que, no Passo, está longe de se confundir com empolgação.
"Essas vitórias fizeram bem para dar confiança ao nosso time, que vem de uma transição depois da Série D. Eleva mais o moral dos jogadores, mas ninguém está deslumbrado. Foram dois confrontos que conseguimos encaixar nosso jogo e, com a qualidade do Inter, poderíamos ser nós os derrotados. Por isso ninguém pode perder o foco, porque o nível de competitividade só aumenta a partir de agora" avalia o treinador.
O segundo Ze-Cruz da primeira fase da Copa Paulo Sant'Ana serve justamente como o alerta para evitar desatenções nos dois próximos confrontos. A derrota por 2 a 1 foi definida em cinco minutos de jogo no segundo tempo, no Vieirão. No restante da partida, o controle foi do São José.
"Serviu de lição. Vamos aproveitar esse aprendizado", valoriza Rafael Jaques.
Programação da semana:
Terça _ 15h _ Físico/Técnico (Passo d'Areia)
Quarta _ 9h30min _ Físico/Técnico (Passo d'Areia)
Quinta _ 9h30min _ Físico/Técnico (Passo d'Areia)
Sexta _ 9h30min _ Físico/Técnico (Passo d'Areia)
Sábado _ 15h30min _ São José x Cruzeiro (Passo d'Areia)
(Imagem: Rafaela Meditsch/Metta Assessoria)