NOTÍCIAS

O clube dos guris já tem 105 anos!

O irmão Constantino José teria orgulho de ver no que deu, 105 anos depois, a iniciativa daquela gurizada do Colégio São José. O Zeca, que carrega desde 24 de maio de 1913 o nome da antiga escola, neste 24 de maio de 2018 ostenta a segunda melhor campanha (100% de aproveitamento) entre todos os 128 clubes das quatro divisões do futebol brasileiro.

Quando aquele grupo de alunos, listados historicamente como José Edgar Vielitz, Osvaldo Endler, Florêncio Wurding, Léo de La Rue (este virou o primeiro presidente), Antônio Pedro Netto e Arnaldo Peterlongo Ely, decidiram fazer mais do que só jogar bola nos recreios da escola da antiga Rua São Rafael - atual Alberto Bins - e encarar o futebol dos campos da cidade, contra clubes que já se estruturavam com cacife alto, e tinham um objetivo principal: fazer a gurizada jogar bola por prazer. De La Rue, nós entendemos o recado e, veja só, 105 anos depois, neste grupo de jogadores do Zeca estão nada menos do que cinco "crias" que ainda não passaram dos 20 anos. Um terço dos nossos jogadores do elenco profissional saiu da base do clube. E até o técnico Rafael Jaques deu seus primeiros chutes com o nosso manto.

É pouco? Pois De La Rue, repara que o São José lidera os estaduais Sub-20, Sub-17 e Sub-15 (todas as categorias que têm Gauchão). E todas com treinadores igualmente identificados e criados dentro do Passo. Exatamente como tu e teus colegas fizeram em 1913, nossa gurizada hoje encara "gigantes" porque, quem hoje está aqui, sabe que quando a bola rola, o que vale é aquela paixão pelo esporte que tu e teus colegas plantaram.

Era difícil aquele início. A turma incentivada pelo irmão Ulrich, o primeiro líder de torcida, mandou seus jogos na chácara emprestada no alto da atual Cristóvão Colombo, onde fica o Hospital Militar. Foi preciso rodar a zona norte, encarar alagamentos históricos onde hoje fica o Colégio São João até, em 1939, receber do "seu" Ruben Berta o terreno com a garantia de que seria um campo de futebol, com espaço aéreo aberto para a pista de pouso da cidade. Era o nosso Passo d'Areia, o mais antigo, e todo nosso, estádio da Capital. Já te imaginou no meio da banda ou na grade do Passo, Ulrich? Eu sei que teria orgulho do que ainda estamos construindo.

Nós somos cria disso. Somos o clube do bairro, o clube da Zona Norte. Somos o Zeca. Parabéns, São José!

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA