NOTÍCIAS

São José sofre virada no Passo d'Areia

O planejamento de chegar à última rodada em uma condição favorável para pleitear um lugar no G4 do Gauchão funcionou perfeitamente até o final dos primeiros 45 minutos de jogo, no Passo d'Areia, na noite desta quinta-feira, quando o São José enfrentou o Juventude. Com um gol de pênalti marcado pelo goleiro Fábio, aos 36 minutos de jogo, o Zeca consolidava um controle absoluto da primeira metade da partida. Mas aí veio o intervalo, e tudo mudou. Os visitantes conseguiram a virada por 2 a 1 e, com o resultado, o São José parou no quinto lugar na tabela de classificação. Para garantir um lugar na segunda fase sem precisar observar os demais jogos da última rodada, a equipe de Rafael Jaques terá de pontuar em Ijuí, contra o São Luiz.
O jogo no Passo d'Areia começou sem pressão, mas controlada desde os primeiros movimentos pelo São José. Aos poucos, o setor de meio de campo conseguia controlar a bola e trocar passes dentro do campo adversário. As chances, dessa forma, surgiam quase ao natural. Aos 11 minutos, Matheusinho livrou-se dos marcadores e chutou forte, por baixo, da entrada da área. O goleiro bateu roupa e, por pouco, Porcellis não conseguiu uma melhor conclusão no rebote. Aos 20, foi a vez de Kelvin receber perto da área, abrir espaço e chutar, também por baixo, para o goleiro fazer uma grande defesa no canto. 
Quando o Juventude esboçou avançar, Matheusinho receberia um passe alto na entrada da área. Não dominou e acabou chutado no peito pelo zagueiro. Pênalti. O goleiro Fábio cobrou como manda o figurino, aos 36 minutos, e fez o 1 a 0.
O time da Serra partiu para cima nos minutos finais do primeiro tempo, mas parou na defesa bem posicionada do Zeca.
"Nossa atuação no primeiro tempo foi muito satisfatória. Controlamos o jogo e criamos oportunidades. Na segunda etapa, o time sentiuo fato de sofrer um gol logo no início. Os jogadores tentaram reagir até o final, mas não funcionou", resumiu ao final da partida o técnico Rafael Jaques.
Foi logo aos 2 minutos da segunda etapa que o jogo mudou. Em um contra-ataque, a bola chegou até a entrada da área defensiva do São José. Mateus Santana recebeu livre de marcação e concluiu com força para empatar o jogo.
O gol abalou a estrutura do São José. A troca de passes passou a ser desencontrada, e o Juventude aproveitava as brechas para avançar. Enquanto o ataque do Zeca ainda não havia concluído a gol no segundo tempo, os visitantes levaram perigo e, aos 23 minutos, o árbitro marcou pênati duvidoso para eles. Aos 25 minutos, Bruno Ribeiro cobrou no meio do gol para virar o jogo em 2 a 1.
A partir deste momento, não restava outra alternativa se não jogar-se ao ataque. Jaques mexeu no time. Primeiro, Porcellis deu lugar a Rafinha, depois Guedes saiu para Márcio Jonatan formar o ataque e, finalmente, Márcio Lima saiu para Canhoto ir a campo. Então, Rafinha recuou para compor o meio com Clayton, Márcio Jonatan exercia a função de centroavante e Matheusinho foi para a lateral-direita, abrindo espaço pra Canhoto na extrema ofensiva. Mas adiantou de muito pouco a solução planejada pelo treinador. O Zeca cercou a área do Juventude, mas não tinha infiltração. Os poucos arremates a gol eram de longe, e saíram distantes do gol. As melhores oportunidades aconteceram em escanteios. Por duas vezes, a bola passou muito perto da trave, mas insuficiente para mudar o resultado negativo.
O grupo de jogadores se reapresenta na tarde desta sexta-feira. No sábado, após o treino da manhã, a delegação parte para Ijuí. Às 17h de domingo, o Zeca encara o São Luiz no Estádio 19 de Outubro.

FICHA DO JOGO: São José 1x2 Juventude

(Imagem: Divulgação/EC Juventude)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA