NOTÍCIAS

Só a vitória garantirá o título da Copa Paulo Sant'Ana

As finais da Copa Paulo Sant'Ana abriram com um confronto bastante equilibrado, mas com desvantagem para o São José, na tarde deste domingo. O Aimoré fez 1 a 0 na partida disputada no Estádio Cristo Rei e carrega para o Passo d'Areia, onde acontecerá o jogo decisivo no próximo domingo, uma vantagem mínima. Ao Zeca, só a vitória interessa para erguer a taça.
O gol da derrota do Zeca, ocorrido aos 26 minutos da segunda etapa, acabou acontecendo no estilo de jogada que os donos da casa mais insistiram durante toda a partida. Uma bola erguida para a área em cobrança de escanteio que não dava para Fábio buscar. Era a alternativa encontrada, e que se enquadra com o estilo de jogo adotado pelo Aimoré, para se dar bem no gramado em situação precária depois da chuva da semana.
Foi justamente na adaptação ao terreno e no encaixe do estilo de jogo que a equipe de Rafael Jaques mais teve dificuldades, sobretudo no primeiro tempo. Mesmo sem o São José recuar, era o Aimoré quem tentava a iniciativa nos primeiros 45 minutos, mas não levava perigo. Na volta para a segunda etapa, porém, com as entradas de Cláudio Maradona e Mateus Totô nos lugares de Wandinho e Flávio Torres, o fôlego novo determinou o crescimento do Zeca na partida.
"O Wandinho e o Flávio foram muito bem na partida, mas naquele momento senti que precisávamos renovar o gás e tentar impor o nosso estilo. Precisávamos botar a bola no chão", comenta o técnico.
A equipe conseguiu. E, tramando passes, apesar do barro, Clayton teve a primeira chance clara de gol da partida. O goleiro fez verdadeiro milagre ao espalmar o chutaço de fora da área do meia. Na sequência, Mateus Totô fez brilhante jogada individual. Driblou os zagueiros e, ao chegar na frente do goleiro, concluiu para uma grande defesa. O atacante ainda apanhou o rebote, e dessa vez o goleiro da equipe do Vale do Sinos salvou em cima da linha.
No futebol, infelizmente há leis quase intransponíveis. Uma delas, bem famosa, é a de que, quem não faz, leva. E o Zeca acabou punido desta vez.
Primeiro Fábio fez uma grande defesa, botando a bola para escanteio. Na cobrança, Rayner fez o gol de cabeça, aos 26 da etapa complementar. O goleirão do Zeca ainda seria testado mais duas vezes. E, como de costume, esbanjou segurança.
"Era uma partida entre dois times muito equilibrados. O Aimoré mostrou a sua qualidade, e nós, infelizmente, falhamos no fundamento que haviamos consertado: as bolas paradas defensivas. Tivemos o mesmo número de boas oportunidades deles, justamente quando colocamos a bola no chão. Então, na partida de volta, temos que fazer o nosso jogo. Com a bola no chão. E reforço a importância da atitude nesse momento", analisa Rafael Jaques.
Uma vitória do Zeca por um gol de diferença levará o jogo para os pênaltis. Por mais gols de diferença, a taça será do São José. Não há saldo qualificado nas finais da Copa Paulo Sant'Ana.

(Imagem: Pablo Nunes)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA