NOTÍCIAS

Sub-20 classifica com a liderança absoluta do Gauchão

Foi de virada, nos acréscimos do jogo, que o São José garantiu a liderança absoluta ao final da primeira fase do Gauchão Sub-20. A vitória por 2 a 1 sobre o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, com gols de Raul e Crystopher, levou o Zeca aos 28 pontos, líder e com a única campanha invicta da competição. Foram oito vitórias e quatro empates. De quebra, foram apenas sete gols sofridos em 12 jogos, a melhor defesa da competição. E agora, a equipe de Rafael Jaques vai encarar o Lajeadense nas quartas-de-finais, em jogos de ida e volta, com a definição no Passo d'Areia.
"Da forma como foi essa vitória, acho que foi exatamente o que o time precisava para amadurecer mais um pouco para encarar um outro campeonato. Porque os matas são como outra competição, em que tudo se define nos detalhes. Hoje (sábado) aprendemos que será preciso concentração total e em todos os momentos para não deixar perdermos essa grande campanha que estamos conquistando", valoriza o técnico.
É que o Zeca foi surpreendido praticamente no momento da saída do jogo. O Novo Hamburgo, que dependia da vitória e de combinações de resultados para chegar à segunda fase, partiu para cima. Logo aos 30 segundos, em um apagão da defesa do São José, abriram o placar. E depois, agarraram-se com unhas e dentes ao resultado.
Durante 80 minutos, conseguiram o seu intento.
"Tivemos o controle do jogo e a posse de bola o tempo inteiro na partida. Sofremos o gol em uma desatenção que não poderá se repetir", avalia Rafael Jaques.
Mas ele admite que, mesmo com a posse da bola, faltava ao São José concluir a gol. Após o intervalo, o time melhorou e esboçou uma pressão. Mas parecia que este era um jogo fadado a derrubar a invencibilidade do Zeca, o que derrubaria o time para o quarto lugar na classificação da primeira fase. Havia, no entanto, muita vontade dos jogadores de confirmar a bela campanha na última rodada.
Aos 35 minutos, Wandinho cobrou falta cruzada. Raul, que mais uma vez atuou como zagueiro, comprovou a fama de artilheiro. Antecipou-se ao goleiro e desviou de cabeça para encobri-lo. O empate em 1 a 1 já levaria o São José ao terceiro lugar no Gauchão. Mas não seria a classificação adequada para a excelente campanha dos comandados de Jaques.
Como o resultado tampouco favorecia ao Novo Hamburgo, eles é que partiram para o ataque. Melhor para o Zeca, já nos acréscimos. Em uma dessas tentativas, o atacante Douglas, que acabara de entrar na partida, puxou o contra-ataque. Na saída do goleiro, rolou para Crystopher decretar mais uma vitória e a garantia da liderança.
Nesta partida, Rafael Jaques promoveu as estreias de dois novos laterais. Pela direita, Jeferson, vindo do Guarany, de Camaquã, e pela esquerda, Illie, que atuou no Riograndense, de Santa Maria, na Terceirona.
"Gostei das atuações dos dois. Demoraram uns 20 minutos para encaixarem no time, mas quando engrenaram, contribuíram muito oara a nossa boa atuação", elogia o técnico.
O zagueiro Douglas e os meias Tcharles e Crystopher, que estavam lesionados há algum tempo, retornaram ao time e são certezas para os matas.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não definiu as datas dos confrontos com o Lajeadense.

(Imagem: Metta Assessoria Esportiva/Divugação)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA