NOTÍCIAS

Zeca estreia em casa, mas jogará mais fora no Gauchão 2020

O congresso técnico definiu, na tarde desta quinta, a fórmula e a tabela básica do primeiro turno do Gauchão 2020. Com um formato diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos, a competição estadual será dividida em dois grupos de seis equipes e a disputa de dois turnos. O que não mudou foi a disposição de jogos do São José. Assim como em 2019, outra vez o Zeca terá menos partidas no Passo d'Areia do que longe de casa. No primeiro turno, de cinco partidas, a equipe disputará três fora de casa.
A estreia já é conhecida, e será no Passo d'Areia. O São José receberá o Esportivo, que está de volta à primeira divisão do futebol gaúcho. Ainda não há datas nas partidas já divulgadas pela Federação Gaúcha de Futebol.
O Zeca está no Grupo B, ao lado de Grêmio, Esportivo, Caxias, Brasil e Aimoré. Na outra chave estão Internacional, Juventude, Pelotas, Ypiranga e São Luiz. 
No primeiro turno, denominado Taça Ewaldo Poeta, as equipes disputarão cinco rodadas contra os rivais do próprio grupo. Classificam-se para as semifinais os dois primeiros lugares de cada grupo para a fase semifinal, cruzando com o outro grupo em apenas uma partida. A final do turno também será em jogo único.
No segundo turno, que é a Taça Francisco Novelleto, os cruzamentos serão com o outro grupo, aí em seis rodadas. Passam para a fase seguinte, outra vez, os dois primeiros de cada grupo, mas cruzam com o rival do próprio grupo na semifinal. Ainda não foi divulgada a ordem dos jogos neste turno. Sabe-se que serão três jogos em casa e outros três, fora. A proposta apresentada pela FGF é de que os clássicos regionais aconteçam todos na última rodada. Em virtude do Gre-Nal, e sem um rival local neste ano, o Zeca teria de enfrentar o São Luiz, em Ijuí, fechando o segundo turno, assim como acontecerá o primeiro, fora de casa.
Os campeões de cada turno disputarão as finais do Gauchão, aí sim, em jogos de ida e volta.
Fora de campo, o estadual do ano que vem também nasce com uma forte bandeira: a luta contra a violência de todas as formas nos estádios gaúchos. Foi lançada durante o congresso a campanha #Juntos - contra a violência e o preconceito.
Entre as novidades da competição, estará também a bola. Houve mudança de fornecedor, e os jogos terão bolas da Topper. É a mesma fornecedora usada no Brasileirão Série C.

TAÇA EWALDO POETA
Tabela básica:
1ª rodada: São José x Esportivo
2ª rodada: Caxias x São José
3ª rodada: Grêmio x São José
4ª rodada: São José x Aimoré
5ª rodada: Brasil x São José
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA