NOTÍCIAS

Zeca fica no 0 a 0 no Passo d'Areia

Não era o resultado que todos planejavam no Passo d'Areia, mas o empate em 0 a 0 entre São José e Avenida acabou sendo o placar do tamanho do que se viu em campo na noite desta quarta. Com um ponto a mais tatabela do Gauchão, o Zeca chega a 11 e mantém a quarta posição no campeonato, mas com um jogo a mais do que os concorrentes diretos na zona de classificação. Com esta pontuação, a manutenção na primeira divisão em 2019 está praticamente assegurada.
As propostas de jogo das duas equipes ficaram bem claras logo nos primeiros minutos. Enquanto o Zeca tentava impor o seu ritmo, o Avenida buscava espaços para garantir pontos em Porto Alegre. Aos 2 minutos, Porcellis teve a primeira e mais clara chance de gol da primeira etapa. Ele aproveitou uma das únicas bobeadas dos zagueiros rivais e cabeceou livre na grande área. Por pouco não encobriu o goleiro. O problema é que a resposta do Avenida veio rápida. Fábio buscou a bola chutada de fora da área, rasteira e no canto, aos 3 minutos.
O Zeca conseguia ditar o ritmo de jogo, mas invariavelmente, parava em uma barreira verde. A equipe de Santa Cruz do Sul abusava das faltas para truncar a partida. Quando surgiam as oportunidades, eram de fora da área, como aos 16 minutos, com Rafinha, que chutou perto do gol. O jogo arrastou-se até o intervalo sem muitas possibilidades de mudança no placar.
"Já esperávamos um jogo difícil, e apostura no primeiro tempo não foi a ideal. A postura do segundo tempo precisava ser outra. O Avenida se colocou atrás da linha da bola. Tentamos infiltrações, não tivemos êxito. Tentamos conclusões, mas também com insucesso. Acho que os jogadores tiveram iniciativa, concluimos menos do que deveríamos, mas não faltou empenho", diz o técnico Rafael Jaques.
Na volta para a segunda etapa, ao menos a maior iniciativa do São José apareceu em campo. Clayton e Rafinha arriscaram chutes de fora da área, mas não conseguiam encontrar o gol. Sem muitas mudanças dentro de campo, Jaques resolveu mudar, e ousar. Retirou o volante João Pedro para a entrada de Kelvin. Felipe Guedes tornou-se o único volante em campo para que Rafinha e Clayton se empenhassem na armação. Antes, Igor Nobre entrou no lugar de Porcellis e Juninho substituiu Matheuzinho.
O cenário seguia truncado com o Avenida cada vez mais recuado. Por duas vezes, o Zeca teve a chance de abrir o placar. Aos 33 minutos, depois de Igor brigar com os zagueiros e levar a vantagem, a bola se apresentou para Kelvin concluir dentro da área, mas ele perdeu tempo e o controle do lance. Dez minutos depois, quem aproveitou uma sobra na entrada da grande área foi Dudu Mandai. Ele chutou de primeira, no canto, e o goleiro salvou.
"É sempre bom pontuar. Hoje saímos com um ponto e precisamos sair de casa pensando em pontuar também", avalia Jaques.
No próximo domingo, o Zeca encara o Brasil, em Pelotas. Os jogadores se reapresentam na tarde desta quinta. Treinam na tarde de sexta e manhã de sábado no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, para a adaptação ao gramado natural. A delegação parte sábado para Pelotas.

FICHA DO JOGO: São José 0x0 Avenida

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA