NOTÍCIAS

Zeca garante os 100% e pega o Novo Hamburgo nos matas

O jogo era fora de casa, o São José já tinha a classificação e a liderança do Grupo A17 do Brasileiro Série D garantidos. Mas este time sempre entra em campo para vencer. E no começo da noite deste domingo, não foi diferente. Em Santa Catarina, deu Zeca 1 a 0 sobre o Brusque, com gol de Ânderson Canhoto, e a equipe comandada por Rafael Jaques terminou a primeira fase com a melhor campanha entre os 68 clubes da Série D, com 18 pontos e 100% de aproveitamento. Já está definido o adversário da segunda fase, e um clássico gaúcho está no caminho da busca pelo acesso. O São José encara o Novo Hamburgo na próxima etapa do Brasileiro.
Como era de se esperar, o Brusque, que ainda não tinha a sua classificação à segunda fase garantida, tomou a iniciativa da partida. Encontrou, no entanto, um São José muito bem organizado e, acima de tudo, aplicado em campo. 
"Se não tivéssemos entrado em campo com essa dedicação, com a raça que todos demonstraram desde o início, acredito que perderíamos este jogo, porque enfrentamos um time muito qualificado. Foi essa atitude que nos permitiu criar chances mesmo quando o adversário tomava a iniciativa", valoriza o técnico Rafael Jaques.
Logo aos seis minutos, o Brusque chegou com perigo e o goleirão Fábio fez a primeria importante defesa do jogo. E se o goleiro foi figura marcante lá atrás, na frente, Matheusinho manteve tensão na defesa adversária o jogo inteiro. Aos 15, ele puxou um contra-ataque e serviu Igor Nobre. O centroavante concluiu e o goleiro fez grande defesa. Aos 35, em uma cobrança de falta, por muito pouco Marcel não abriu o marcador. O goleiro salvou no canto. A resposta dos donos da casa veio na sequência. Em um chute de primeira, Fábio fez uma defesa importantíssima. 
Na segunda etapa, o Brusque tentou impor um ritmo mais agressivo ao jogo, mas seguia sem criar grandes oportunidades. O Zeca, por outro lado, seguia com o contra-ataque afinado. Aos 24, outra vez Matheusinho criou a oportunidades. desta vez, serviu Anderson Canhoto dentro da área. Ele teve toda a calma para matar no peito e concluir para um golaço: 1 a 0 para o Zeca.
Aí, os catarinenses se jogaram ao ataque e, mais uma vez, Fábio estava lá. Aos 35, ele buscou em uma cabeçada firme. Matheusinho ainda levou perigo uma última vez, aos 42, com ele mesmo concluindo. Passou muito perto.
A partida terminou com a sexta vitória em seis jogos do Zeca na competição. Até agora, foram 10 gols marcados e quatro sofridos. 
"Neste jogo, tínhamos alguns desfalques, mas eu sempre tive coinfiança em todos os atletas do grupo. Eles provaram que todos querem o seu espaço no time, que há uma sintonia entre todos: desde o torcedor, os jogadores, a direção. Todos querem o mesmo objetivo. É assim que seguiremos fortes na competição", vibrou o treinador.
Jaques evitou falar, ao final do jogo, no próximo adversário. Primeiro, quer analisar a atuação da equipe e avaliar o próximo rival. A delegação partiu rumo a Porto Alegre ainda na noite deste domingo.
O confronto com o Novo Hamburgo inicia no Estádio do Vale, no próximo final de semana. Na semana seguinte, o jogo decisivo no Passo d'Areia. A CBF ainda não definiu as datas das partidas.

(Imagem: Márcio Custódio/Jornal O Município)

FICHA DO JOGO: Brusque 0x1 São José

GALERIA DE IMAGENS

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA