NOTÍCIAS

Zeca joga melhor e busca o empate na Arena do Grêmio

Se a primeira vitória no Gauchão 2017 ainda não veio, o primeiro gol apreceu. E a equipe de China Balbino mostrou, em plena Arena do Grêmio, que a reação já começou. Na noite deste domingo, com um golaço de Rafinha aos 43 minutos do segundo tempo, o Sao José buscou o empate contra o Grêmio jogando futebol superior aos donos da casa maior parte do jogo. Com este resultado, o Zeca chega aos três pontos na competição, ainda na zoan de risco, mas com uma nova perspectiva.
"Nosso time evoluiu. Aquilo que estávamos pecando, a parte final das jogadas, encaixou. Empatamos oj jogo e criamos outras tantas oportunidades de marcar", avalia o técnico China Balbino.
À exemplo do que já havia feito em 2016, o São José voltou a surpreender o Grêmio. Não se viu retranca, e muito menos chutões. Um cartão de visitas se viu logo aos 5 minutos de partida, quando Cláudio Maradona tramou pela direita, serviu Jô na entrada da área e este, só rolou para Rafael Carrilho chutar forte, obrigando o goleiro Marcelo Grohe a uma grande defesa.
Como era de se esperar, o lance forçou os donos da casa a procurarem o jogo. A resposta veio logo, aos 9 minutos, com Bolaños ganhando jogada dentro da grande área. Ele chutou cruzado e, naquele momento foi apresentado ao goleiro Fábio, com uma grande defesa. Outras oportunidades gremistas se sucederam até que, aos 30 minutos do jogo o ritmo do Zeca passasse a ditar os rumos do jogo.
DOMÍNIO - Em duas jogadas semelhantes, primeiro Cláudio Maradona tabelou com Jô e chegou à linha de fundo para servir ao meia Clayton. O zagueiro salvou no último momento. Logo depois, quem entrou tabelando na área foi o volante Felip Guedes. Ele rolou rasteira para a área, mas a bola passou pro todos.
Aos 34, foi a vez de Carrilho aparecer na área. Ele concluiu, mas, mais uma vez, a zaga gremista salvou.
Na volta da segunda etapa, o ritmo do jogo reduziu. O Grêmio passou a defender-se mais e fechar os espaços por onde o ataque do Zeca costumava criar com maior facilidade na primeira etapa. Enquanto os comandados de China Balbino ainda buscavam a forma de retomar as rédes do jogo, porém, aconteceu o gol do Grêmio. Aos 16 minutos, Bolaños recebeu na saída de Fábio, dominou a bola e concluiu para o gol. Imagens de televisão comprovaram que o domínio bastante reclamado pelos jogadores do São José, foi com o braço.
RETOMADA - O gol acabou mudando o panorama do jogo. Mas não por muito tempo. China fez três alterações no time. Primeiro, saiu Clayton para a entrada de Márcio Jonatan _ o São José passou a ter três atacantes. Depois, Jô deu lugar a Jean Roberto e, por fim, Cláudio Maradona saiu para entrar Paulinho.
Foi com esta formação que, aos 43 minutos, na jogada que é característica dessa equipe, Rafinha empatou a partida. Em um lançamento preciso do zagueiro Waagner, Márcio Jonatan recebeu na linha de fundo e cruzou para trás. O meia limpou com categoria e concluiu forte, no canto, sem chances para o goleiro gremista. Estava decretado o 1 a 1 na Arena.
O Zeca volta a campo na próxima sexta contra o Caxias no Estádio Passo d'Areia. A vitória, mais uma vez, é fundamental.

(Imagem: Bruno Alencastro/Agência RBS)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA