NOTÍCIAS

Zeca não passa do empate e está fora da Copa do Brasil

O clima do jogo não era o da casa do São José. A obrigatoriedade de jogar em Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, afastou o público e também o calor humano do Passo d'Areia, mas a obrigatoriedade da vitória na partida única da primeria fase da Copa do Brasil continuava existindo. O Zeca precisaria passar pelo Sampaio Corrêa para seguir na competição nacional. Não conseguiu. O jogo terminou 1 a 1 e o time maranhense é que avançou na Copa do Brasil.
O cenário do jogo repetiu situações que o São José já viveu na arrancada do Gauchão 2017. A equipe treinada por China Balbino controlou as ações desde o início do jogo e até criou jogadas ofensivas importantes, mas as conclusões mais uma vez não apareceram. A primeira oportunidade de gol só surgiu aos 32 minutos de jogo, quando Dudu Mandai recebeu em velocidade na entrada da área. Ele chutou alto, mas o goleiro salvou. Três minutos depois, foi a vez do lateral-esquerdo servir em um contra-ataque forte. Aí Cláudio Maradona entrou na área e chutou cruzado. Houve confusão na pequena área e os zagueiros do Sampaio Corrêa conseguiram afastar o perigo.
O momento era de definição diante de um adversário completamente recuado em campo. E essa chance surgiu aos 39 minutos. Cláudio Maradona foi derrubado na área no momento do cruzamento e o árbitro marcou o pênalti. Clayton cobrou e o goleiro Jean defendeu.
O CASTIGO - O castigo veio na sequência. Aos 42 minutos, em uma das poucas jogadas ofensivas do Sampaio Corrêa, o atacante dos visitantes desviou de cabeça para o gol dentro da pequena área. Ele estava impedido.
A jogada não serviu para que o São José voltasse à carga. Ao contrário. Quem voltou ao ataque foi o Sampaio. Aos 45 minutos, Fábio espalmou o cruzamento alto e o rebote foi dos maranhenses. Arthur chutou rasteiro, cruzado e de primeira para abrir o placar. 
A sequência final do primeiro tempo foi um castigo duro demais para os comandados de China Balbino, porque representou um problema a mais. Além da necessidade de marcar dois gols, agora o Zeca enfrentaria um adversário bem mais recuado. O Sampaio Corrêa, de fato, nao voltou a levar perigo ao São José. Em compensação, fecharam o ferrolho na sua área defensiva.
INSISTÊNCIA - Uma das poucas oportunidades de gol surgiu aos 8 minutos, com Cláudio Maradona chutando forte. O goleiro espalmou. 
China Balbino mudou o time. Entrou o centroavante Paulinho no lugar do volante Carlos Eduardo. Depois, Clayton deu lugar a Jean Roberto e Cláudio Maradona a Rogerinho. O Zeca continuava insistindo, mas pouco arriscando nas conclusões.
Já nos acréscimos, em um cruzamento de Rafinha, o zagueiro maranhense desviou com a mão na área. Mais um pênalti marcado. Dessa vez, Rafinha cobrou e empatou o jogo em 1 a 1.
Eram 46 minutos de jogo. Pelos acréscimos dados pelo árbitro, ainda deveria acontecer outros cinco minutos de jogo. Mas a catimba do Sampaio Corrêa prevaleceu. Dois jogadores dos visitantes _ um deles no banco de reservas _ foram expulsos. E assim mataram o tempo até o fim do jogo.
O São José já retoma os treinamentos no final da tarde desta sexta e volta o foco para o Gauchão. Na próxima segunda, o Zeca volta ao Estádio do Vale, dessa vez para enfrentar os donos da casa, o Novo Hamburgo. 

(Imagem: Sérgio Chemale/Divulgação Esporte Clube São José)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA