NOTÍCIAS

Zeca pronto para "três finais" na Copa São Paulo

Chegou ao fim o período de preparação da equipe Sub-20 do São José para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 com aprovação no último teste. Jogando no Passo d’Areia na tarde desta sexta, a equipe comandada por Rafael Porto aplicou 3 a 0 no 12 Horas, em jogo-treino. Thayllon, Joelson e Carlos marcaram.
Em campo, a filosofia de jogo pretendida por Porto para a disputa de janeiro ficou bem clara e foi executada à perfeição: uma equipe bastante técnica e eficiente. Cada espaço encontrado no campo de ataque teve potencial de resultar em chance de gol.
“Teremos uma Copa do Mundo na primeira fase. Serão, para nós, três finais. Por isso, a eficiência será fundamental neste tipo de competição curta”, aponta o treinador.
É com este espírito que o grupo de jogadores embarca, na manhã de terça, dia 1º, rumo a Penápolis, a mais de 500 quilômetros de São Paulo. A estreia será no dia 3, diante da Chapecoense.
O técnico Rafael Porto conversou conosco na última semana de trabalho em Porto Alegre antes do início da competição.
 
Agora acabou o período de preparação. Como a equipe chega para a competição?
Rafael Porto — Vamos armar maneiras de jogar com simplicidade e objetividade. A ideia é estarmos bem compactados e correndo o mínimo risco possível, tendo uma transição ofensiva bem potente com nossos quatro jogadores de frente. Temos muito talento, com atletas que definem e tem um grande potencial. Poderemos explorar bem este fator.

O grupo tem uma série de jogadores com experiência na última Copa São Paulo e com participação no grupo profissional. Essa experiência faz diferença?
Rafael Porto — Muita. Estes atletas mais experiente têm a capacidade de ditar o ritmo do time. Eles não sentirão o ambiente, que é diferente de outras competições da categoria, porque já vivenciaram isso, já enfrentaram time local com torcida realmente presente e contra eles. É, acima de tudo, uma responsabilidade que eles já viveram. Além disso, eu compartilho de muitas ideias de futebol e de maneiras de trabalhar no treinamento que o Rafael Jaques aplica no profissional. Boa parte dos jogadores vivenciaram isso com ele, e isso nos fez ganhar tempo na fase de preparação.

Serão três jogos em tiro curto para definir uma classificação. Como foi pensada a preparação em relação a esta maratona de jogos?
Rafael Porto — A nossa competição está focada nesses três jogos. Será a nossa Copa do Mundo. Vamos encarar como três finais de campeonato. Passando, muda de figura e aí é um jogo para definir quem avança. Mas sabemos que será em tiro curto e em uma sede onde faz muito calor. Focamos, nesse período de preparação, em fazermos um time fisicamente muito forte e resistente, além de privilegiarmos jogadores polivalentes, que podem fazer mais de uma função na necessidade que essa competição intensa pode nos exigir. E toda essa preparação física foi trabalhada em conjunto com o estilo de jogo que pretendemos adotar na Copinha.

A estreia será contra a Chapecoense, que tal?
Rafael Porto — Tivemos a oportunidade de observar alguns jogos deles pela Copa Santa Catarina Sub-19 e o amistoso que fizeram contra o profissional do São Luiz, dias atrás. É um time muito propositivo, que marca pressão e tem jogadores bastante técnicos, mas estamos estudando formas de achar espaços para atacarmos.

Rio Preto e Penapolense são os outros dois adversários, já foram observados?
Rafael Porto — Conseguimos algumas informações, mas a minha intenção é observar in loco. Eles se enfrentam no mesmo dia que nós estreamos. Estarei lá para analisar a forma como jogam.


O GRUPO DE JOGADORES

Goleiros:
Lorenzo e Luan
Laterais: Murilo, Cadu e Andrei
Zagueiros: Manu, Felipe, Marco, Gabriel e Alisson
Volantes: Samuel, Lissandro e Joelson
Meias: Arthur e Pedrinho
Atacantes: Thayllon, Tcharles, Éverton e Josué
 

FIQUE ATENTO

O Zeca estreia na Copa São Paulo na próxima quinta, dia 3, às 17h, diante da Chapecoense, em Penápolis.
A Federação Paulista de Futebol transmite as partidas via streaming. No twitter do São José (@saojosefutebol), as partidas serão acompanhadas lance a lance.
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA