NOTÍCIAS

Zeca reage e conquista o empate na Curuzu

O ambiente no Estádio da Curuzu era de pressão total, e os donos da casa lançaram-se à frente em busca de uma vitória, mas o São José, outra vez, mostrou um incrível poder de reação e voltou de Belém, no Pará, com o empate em 1 a 1 contra o Paysandu. Gustavo Xuxa marcou os 24 minutos do segundo tempo, minutos depois de entrar em campo para a sua estreia com a camisa do Zeca. O resultado leva o São José aos 7 pontos na tabela, um atrás do G4, na sexta colocação do Grupo B, três pontos a frente do Z2.
Os primeiros minutos a partida foram equilibrados, mas com maior insistência do Paysandu, que aos poucos conseguia criar as primeiras oportunidades. Eles esbarravam, porém, na ótima atuação do goleiro Fábio. A resistência, porém, foi rompida aos 27 minutos de jogo. A bola cruzada para a área passou por todos e voltou para o meio da pequena área, onde Paulo Rangel foi mais rápido que a defesa do Zeca e fez o 1 a 0.
O gol, como era de se esperar, deu uma incendiada na torcida local, mas aí entrou em campo uma das maiores virtudes do São José: a calma para retomar a posse de bola e construir a reação. O empate quase veio ainda no primeiro tempo. Em grande jogada de Marcelo pela esquerda, o goleiro tirou dos pés de Cláudio Maradona quando ele completaria para o gol. Mas o intervalo é que transformaria a partida.
“Precisávamos ter uma mudança de postura, termos mais a posse de bola e fazermos o nosso jogo”, disse o técnico Rafael Jaques.

GALERIA DE IMAGENS

Para isso, Machado substituiu Karl no intervalo. E a alteração teve resultado imediato. Logo nos minutos iniciais da etapa final, quem buscava o gol era o Zeca. O próprio Machado levou perigo em três cobranças de escanteio em sequência. Em duas delas, quase a bola entrou direto.
O Paysandu também levava perigo nos contra-ataques, e mais uma vez, Fábio brilhava.
Mas depois de dominar, era chegado o momento de transformar o controle do segundo tempo em gols. Gustavo Xuxa entrou no jogo aos 16 minutos, no lugar de Cláudio Maradona. E mais uma vez, a mudança mostrou sua eficiência. Depois de uma envolvente troca de passes na intermediária, aos 24 minutos, ele soltou a bomba rasteira, no canto esquerdo do goleiro, para igualar o placar.
Três minutos depois, Luiz Eduardo quase aproveitou a bola pipocando na pequena área para virar o jogo. E novamente, aos 30, o centroavante teve a oportunidade de marcar, mas a bola passou perto.
A partida seguia para o final e o desespero do Paysandu só crescia. E eles partiram para cima. Aos 32, Fábio fez uma brilhante defesa jogando a bola para fora em um venenoso chute cruzado. Aos 36, outra vez o goleirão salvou.
O Zeca resistiu e voltou para Porto Alegre com mais um ponto na bagagem.
“Em uma competição tão difícil, temos que valorizar muito um ponto conquistado. Lá na frente vai fazer a diferença. Agora, precisamos manter o nível de atuação e pontuarmos em casa, com vitória”, disse o capitão Fábio no final do jogo.
Para o técnico Rafael Jaques, o poder de reação da equipe foi mais uma vez o diferencial, mas também é um fator de preocupação:
“O empate foi merecido, o time teve um grande poder de reação e o ponto conquistado foi muito importante, mas precisamos trabalhar mais para pararmos com essa rotina de sempre corrermos atrás do resultado quando jogamos fora de casa. Precisamos ter concentração o tempo todo e a atitude forte desde o início”.
No próximo final de semana, o Zeca recebe o Boa Esporte no Passo d’Areia.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA