NOTÍCIAS

Zeca sofre mais uma derrota no Gauchão

O São José acabou amargando a terceira derrota consecutiva no Gauchão na noite deste sábado, jogando fora de casa contra o Grêmio. Os donos da casa abriram vantagem no primeiro tempo, com gols de Montoya, aos 28, e de Pepê, aos 30 minutos. Já aos 31, mas da segunda etapa, André completou o placar, decretando a derrota do Zeca. Com este resultado, o São José se mantém estacionado com 12 pontos na tabela e ocupando, ainda, o quarto lugar na classificação, pelo menos até as partidas do domingo acontecerem.
Desde os primeiros movimentos da partida, a proposta de Rafael Jaques em campo ficou clara. O Zeca apostava na espera pelo Grêmio e na retomada da posse de bola para contra atacar. E a estratégia funcionou bem até pelo menos a metade da primeira etapa. A esta altura, o Grêmio propunha o jogo e tinha mais posse de bola, enquanto o São José tentava ameaçar com chutes das proximidades da área, como Dudu Mandai e Tássio concluíram ainda no começo do jogo. 
Os mandantes só conseguiram romper a marcação e entrar na área do goleiro Fábio com certa liberdade justamente no momento em que concretizaram aquela superioridade da posse de bola em gols. Aos 28, uma jogada tramada pela esquerda acabou dentro da grande área, com Montoya concluindo em um chute cruzado sem defesa para Fábio. Na sequência, a combinação de passes gremistas foi pelo meio. Pepê recebeu a assistência na cara do gol. Fábio ainda saiu nele, mas acabou encoberto e com o 2 a 0 no placar.

GALERIA DE IMAGENS

O intervalo fez bem ao time. Bruno Jesus, que atuou como volante, deu lugar a Márcio Jonatan, e o atacante deu vitalidade e presença ao ataque do Zeca. Logo no primeiro minuto, ele recebeu dentro da grande área e chutou forte, cruzado. A bola passou sobre o gol.
Foi a primeira de uma série de oportunidades. Aos 16, uma das mais concretas. Tiago Pará recebeu dentro da pequena área, matou no peito e chutou girando. A bola, outra vez, subiu e foi para fora. Rafael Jaques estava disposto a buscar a igualdade no jogo, e promoveu a entrada de Éverton Júnior no lugar de Crystopher. 
O efeito foi imediato, e o Zeca passou a jogar praticamente todo no campo de ataque. Aos 22 minutos, aconteceu o melhor lance da partida. Depois de troca de passes entre Tássio e Éverton Júnior, Rafael Tavares recebeu com liberdade e, com toda a calma, serviu milimetricamente para Márcio Lima, que entrava na grande área pela linha de fundo. Ele esperou a saída do goleiro e chutou. Caprichosa, a bola bateu nas pernas do goleiro e acertou o travessão. Na sobra, Márcio Jonatan ainda tentou a conclusão, mas acabou perdendo a posse da bola.
Três minutos depois, foi a vez de Éverton Júnior receber fora da área e dali mesmo experimentar. A bola passou raspando a trave na altura do ângulo.
Mas o futebol costuma castigar quem não consegue botar a bola na rede. Em um contra-ataque, o único do Grêmio na etapa final, outra vez houve troca de passes na entrada da área defensiva do Zeca e sobrou para André empurrar para o gol, aos 31 minutos: 3 a 0.
Rafael Tavares e Tássio ainda tiveram oportunidades para diminuir o marcador, mas erraram o alvo.
"Reagimos no segundo tempo e fizemos conclusões de todas as formas, acabou sendo um alento. É um momento difícil que estamos passando, e que todos passam. Sabemos que a qualidade do grupo não é para termos tantas derrotas. Precisamos melhorar a nossa forma de encarar os jogos com a atitude que tivemos, por exemplo, neste segundo tempo", diz o técnico Rafael Jaques.
Agora, restam duas rodadas para que o São José conquiste os três pontos que faltam para garantir a classificação à segunda fase. O primeiro deles, no próximo domingo, às 17h, contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul. E na última rodada, contra o Caxias, no Passo d'Areia.

FICHA DO JOGO: Grêmio 3x0 São José
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA