NOTÍCIAS

Zeca vence, é líder e está nos matas da Série D

Quem disse que seria fácil?
Foi preciso muita insistência e principalmente determinação tática dos comandados de China Balbino para garantir a classificação do São José para a segunda fase do Brasileiro Série D, depois de oito anos. Na noite deste domingo, o Zeca fez 1 a 0 no Ituano, com gol de Kelvin, e assegurou o lugar na próxima fase da competição, com o primeiro lugar do Grupo A17, com 12 pontos. Agora o Zeca enfrenta o Brusque nos mata-matas, com o primeiro jogo fora de casa e a decisão no Passo d'Areia.
A torcida, aliás, foi fator fundamental na busca do São José pela classificação e liderança da chave. Foi o ritmo da galera atrás do gol que jamais deixou o ritmo do time cair dentro do campo.
"A presença do torcedor foi um diferencial fundamental. É muito bom contarmos sempre com eles", elogia o técnico China Balbino.
O jogo começou tenso no Passo d'Areia. O Zeca insistia na criação de jogadas, mas invariavelmente esbarrava em um adversário determinado a se defender com posições marcadas em campo. Cabia a Rafinha as principais jogadas ofensivas do São José, mas elas sempre esbarravam em uma defesa bem postada na entrada da área. Quando o Zeca insistia nas jogadas trabalhadas, partindo dos dois volantes, no meio de campo, esbarrava na barreira de marcação criada pelo Ituano.
"Estávamos tendo uma certa dificuldade porque nossos atacantes se desprendiam do meio de campo, mas não conseguíamos fazer com que a saída de jogo, com os nossos volantes, funcionasse de maneira mais compactada com eles", avalia China Balbino.
Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, desesperado em busca do resultado que garantiria os paulistas na segunda fase da competição, eles arriscaram. Mas foram surpreendidos.
A principal característica do São José começou a funcionar na segunda etapa, quando Diego Torres conseguiu se desprender da defesa adversária. Aí as chances começaram a aparecer. Aos 22 do segundo tempo. Rafinha serviu Mateus Totô, mas o goleiro saiu nos pés dele. Quatro minutos depois, o mesmo Rafinha experimentou de fora da área e a bola passou perto. 
Naquele momento, China Balbino deu o golpe de mestre para dominar um jogo que já se desenhava à sua feição. Aos 30 do segundo tempo. Kelvin, bem mais descansado, entrou no lugar de Clayton. E transformou o jogo. Aos 36 minutos, colocou o Zeca definitivamente na segunda fase do Brasileiro Série D.
Kelvin puxou o contra-ataque e, depois de vencer os marcadores no setor do meio de campo, serviu Diego Torres que deixou para Rafinha. Ele entrou na área e chutou cruzado, rasteiro. Kelvin estava na pequena área para completar a bola espalmada pelo goleiro e fazer o definitivo 1 a 0 e a classificação do Zeca.
"É o melhor momento da minha carreira. Depois do Gauchão, eu botei na cabeça que esse era o meu momento e que eu precisava mostrar o meu talento. Está acontecendo e eu ainda quero mostrar muito mais na Série D", diz o atacante Kelvin.
A partir do gol, o São José passou a administrar o jogo e, por muito pouco, Vini, que havia entrado no lugar de Diego Torres, não ampliou o marcador.
Nem precisava. Agora o Zeca já superou seis jogos no Brasileiro Série D. Restam seis para o acesso.
"Estamos em um nível muito bom. Nessa primeira fase tivemos duas derrotas em momentos cruciais, que foram na estreia e na hora em que o time estava embalado. E nas duas circunstâncias o time reagiu muito bem. Treinou muito forte e, testados, todos os jogadores cresceram. Acredito que temos muito a evoluir ainda nos matas. Foi só a primeira parte do nosso objetivo alcançada", avalia o técnico China Balbino.
Para o capitão, o goleiro Fábio, esse é o principal momento de amadurecimento do time.
"Nosso nível competitivo está muito bom. Vamos disputar de igual para igual com quem vier daqui para a frente", diz.

(Imagem: Fernando Potrick/Gamma)

FICHA DO JOGO: São José 1x0 Ituano
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA