A vitória era uma obrigação. E ela veio com uma atuação de gala na tarde deste sábado, no Passo. Sem correr riscos, o São José fez 2 a 0 no Confiança, com dois golaços de Thayllon. O resultado recoloca o Zeca no G8 e mostra que a equipe está muito forte na briga pela classificação à segunda fase do Brasileirão Série C. De quebra, ao atingir 23 pontos, pela projeção. O Zeca já garantiu, ainda restando quatro rodadas para o final da primeira fase a permanência na Série C de 2024.
“Este era um primeiro objetivo, que nos dá muita satisfação de termos alcançado. Agora, estamos muito fortes em busca do segundo objetivo, que é a classificação. Estávamos muito machucados com os últimos resultados negativos, porque, apesar das derrotas, tínhamos rendimento. Hoje, conseguimos o resultado com uma atuação muito consistente. Isso nos fortalece muito”, disse o auxiliar técnico Fabiano Carvalho, que nesta partida substituiu o suspenso Thiago Gomes.
Depois dos primeiros minutos de muita velocidade, com a posse de bola muito variada entre as equipes, era o Zeca que buscava as jogadas mais agudas. Aos 2 minutos, Thalys foi ao fundo e cruzou rasteiro para Gilvan quase empurrar para as redes. Aos 9, a bola sobrou da área para Rafael Carrilho chegar chutando muito perto do gol. Aos 12, em uma cobrança lateral de Nonato para a área, quase encontrou Thayllon livre e – permitam o spoiller – premeditou o que definiria o jogo.
A pressão do Zeca, com apenas um chute a gol do Confiança, seguiu até que, aos 31 minutos, Rafael, Carrilho rolou para Thayllon, na direita. E como ém um lance de videogame, o atacante cortou pra dentro e colocou no canto, longe do alcance do goleiro. Um golaço.
Veio o intervalo e, lembram daque,é spoiller? Aos 2 minutos, Nonato teve o primeiro lateral, do segundo dk tempo. Lançou na área e Thayllon, muito mais esperto que a defesa, dominou girou e bateu forte dentro da pequena área. Indefensável, um golaço para marcar o 2 a 0.
Alguém poderia imaginar que, em desvantagem, os visitantes buscassem o ataque e talvez equilibrassem as ações. Que nada. Quem seguia criando oportunidades era o São José.
Aos 11 minutos, Rafael Carrilho recebeu dentro da área no escanteio e soltou o voleio. O goleiro fez uma defesa espetacular. Três minutos depois, Thayllon serviu Thiago Santos, que chutou cruzado, raspando a trave. Aos 17, foi a vez de Thiago servir Thayllon na cara do gol, mas ele chutou para fora.
O Confiança, finalmente deu seu segundo e último chute a gol aos 25 minutos, para Fábio fazer grande defesa.
Antes do final da partida, o Zeca ainda criaria uma oportunidade clara aos 44 do segundo tempo, com Matheuzinho, que tentou rolar a bola para o meio da área, mas a defesa salvou.
Está foi a quarta vitória do Zeca no Passo d’Areia em sete jogos de invencibilidade neste Brasileirão na zona norte. Um resultado construído com o seguinte time levado a campo por Fabiano Carvalho: Fábio Rampi; Fredson, Lucas Cunha e Jadson; Thalys (Matheuzinho), Nonato (Lissandro), Rafael Carrilho (Karl) e Alessandro Vinícius; Thayllon (Kayan), Gilvan (Dener) e Thiago Santos.
O Zeca chega ao 7⁰ lugar na tabela com a vitória e o próximo desafio pelo Brasileirão será longe de casa, contra o Botafogo-PB. Na quarta, porém, o Zeca volta às atenções à Copa FGF, com o confronto em São Leopoldo, contra o Aimoré.