NOTÍCIAS

O Zeca está a 180 minutos do acesso à Série B

Você reconhece quando está diante de um momento que vai mudar a sua história para sempre? Pois o público que atendeu ao chamado e lotou o Passo d'Areia no começo da noite deste domingo viveu este mágico momento. O São José goleou o Volta Redonda por 4 a 2 e garantiu a inédita classificação aos matas que agora deixam a equipe a 180 minutos do acesso à Série B. Terceiro lugar no Grupo B, com 28 pontos — a mesma pontuação do líder — o Zeca decidirá o acesso a partir do próximo final de semana, com data e horário ainda a serem definidos pela CBF, contra o Sampaio Corrêa, com o primeiro jogo no Passo.
"Aí, precisaremos novamente de todo este apoio e um pouco mais. O que vimos hoje na arquibancada ficará para sempre marcado na minha memória. O apoio do início ao fim, a torcida cantando para os jogadores na saída para o intervalo. Nunca vivi antes um momento assim no São José. Estamos fazendo história e queremos buscar mais", disse o técnico Rafael Jaques ao final da partida.
É que a atmosfera do Passo lotado foi a fagulha que precisava para que, dentro de campo, os jogadores começassem a construir a vitória — único resultado que interessava. Logo aos 5 minutos, Rafael Tavares cobrou falta na intermediária e percebeu Matheusinho avançando livre pela esquerda. O atacante, que atropelou a defesa adversária durante toda a partida, arrancou fulminante para a área e chutou cruzado para a pequena área. Lá estava o centroavante e artilheiro Luiz Eduardo. Ele só cumprimentou para as redes: 1 a 0.
Mesmo com o gol, o ritmo alucinante do Zeca não reduziu, até que, aos 24 minutos, uma falta cobrada rasteira furou a barreira do São José e entrou para empatar a partida. Mas não desanimou o Zeca. Aos 30, Matheusinho fez uma jogada extraordinária pela esquerda, livrando-se a dribles de praticamente todo o setor defensivo do adversário. Quando ele concluiría, Maradona tentou o chute, e errou.
Aos poucos, o São José encurralou o Volta Redonda, e nos acréscimos, aos 47 minutos, Luiz Eduardo mais uma vaz mostrou quem manda no Passo. Ele desviou de cabeça um cruzamento para a área e fez o 2 a 1.
"Nós não desanimamos com o gol, porque estávamos muito conscientes de que tínhamos capacidade de buscar a vitória, sem nunca desistir de nenhuma jogada", disse o atacante Matheusinho, um dos principais destaques da partida. 
Pois o Matheusinho acreditou. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Tiago Pedra espantou uma bola para frente. O zagueiro partiu para a bola lento, mas Matheusinho não perdoou. Passou batido pelo marcador, chegou na bola, driblou mais um zagueiro e teve toda a tranquilidade para deslocar do goleiro e marcar o 3 a 1.
E o controle do jogo só aumentava. Aos 36, depois de uma excelente combinação entre Diguinho, que substituiu Rafael Tavares na reta final do jogo, e Cláudio Maradona resultou em um passe açucarado para o zagueiro Lucão, sem o goleiro, fazer o 4 a 1.
Ainda havia tempo para o Volta Redonda diminuir, já no último minuto do jogo, para 4 a 2.
O Zeca encerra a primeira fase com um dos artilheiros da Série C, o centroavante Luiz Eduardo, o melhor ataque do Grupo B, depois de ter passado 12 das 18 rodadas dentro do G4.
"Este grupo de jogadores está de parabéns por nunca ter titubeado em busca dos nossos objetivos na competição. Dá orgulho ver uma equipe que entra em campo assim. Fomos merecadores dessa classificação. É gratificante fazer parte da história desse clube", diz o técnico Rafael Jaques.
A CBF deve definir nesta segunda as datas e horários das quartas de final. Nesta etapa, além de Zeca e Sampaio, enfrentam-se Ypiranga x Confiança, Juventude x Imperatriz e Náutico x Paysandu.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA