NOTÍCIAS

São José perde a terceira no Gauchão

Um roteiro já conhecido pelo torcedor se repetiu na tarde deste domingo. O São José enfrentou o Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, atacou, teve a posse de bola, mas criou poucas oportunidades de gol e acabou derrotado pela terceira vez neste Gauchão. No final, o time da casa fez 2 a 0, com um gol de Souza aos 14 minutos de jogo e de Matheus Lima, aos 43 do segundo tempo. O Zeca chega à quarta partida sem vitórias _ há três sem marcar gols. A equipe para nos 11 pontos, agora com a quinta colocação na tabela.
"Enfrentamos um adversário forte como o Brasil, de igual para igual. Saio satisfeito com o rendimento do time, mas descontente com a nossa ineficiência nas conclusões. Precisamos ter mais calma nas finalizações, porque o time deles também produziu poucas oportunidades claras. Foi mais eficiente", avalia Rafael Jaques.
Depois de cinco minutos de pressão do Brasil, em pouco tempo o São José já conseguia controlar a bola e as primeiras jogadas começavam a aparecer. Primeiro com Éverton Alemão tentanto a conclusão no escanteio. Depois, com Clayton tentando o canto. E aí, aconteceu o primeiro castigo. Aos 14 minutos, Souza recebeu na entrada da área, entre os zagueiros, e concluiu para fazer 1 a 0 para o time da casa.
O gol poderia representar uma mudança nas iniciativas do jogo. Nada. Quem seguia mais tempo com a bola era o São José. Aos 35 minutos, outra vez Alemão tentou conclusão de longe, no rebote de uma falta. O goleiro salvou no canto. Por outro lado, quando chegava, o Brasil levava perigo. Por duas vezes Fábio foi fundamental ao tirar a bola dos pés dos atacantes.
"No primeiro tempo conseguimos fazer um jogo equilibrado, mas estávamos perdendo. Mais uma vez, tentei aproveitar a nossa melhor característica, que é gostar da bola e atacar. Fizemos isso na segunda etapa e, por alguns momentos, exercemos pressão", diz o técnico.
Primeiro, Bruno Jesus foi substituído por Juninho, adiantando a equipe. A mudança daria o resultado esperado aos 28 minutos, quando Clayton acertou um passe milimétrico para o atacante. O goleiro Marcelo Pitol saiu da área e derrubou Juninho. Era o último jogador entre o atacante e o gol, mas o goleiro só levou o amarelo. Na cobrança da falta, Rafinha botou muito próximo do ângulo. 
Naquência, João Pedro entrou no lugar de Felipe Guedes. O zagueiro Rafael Goiano ainda deixaria o gramado, sentindo uma lesão, para dar lugar a Ícaro. O São José era só insistência e pressão. O Brasil esperava. Quando saiu, acabou com o jogo.
Aos 43, o atacante Matheus LIma ganhou da defesa e completou no cruzamento dentro da grande área: 2 a 0, decretando que ainda não foi desta vez que o Zeca venceu fora de casa neste Gauchão. Logo após o gol, o atacante Márcio Jonatan ainda foi expulso depois de confusão com Éder Sciola, que também foi para a rua.
"Não adianta jogar bem, conseguir impor o nosso ritmo, se não vencermo. Precisamos ganhar. Teremos uma semana boa para trabalhar e corrigir para vencer", disse o meia Clayton na saída de campo. 
Os jogadores ganham folga na segunda. Na tarde de terça, os atletas que não atuaram neste domingo fazem um jogo-treino no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, contra o Aimoré. Quem jogou, faz o regenerativo na mesma tarde. A partir de quarta, os trabalhos serão intensos para dois jogos em casa na sequência.
"Temos que trabalhar com a cabeça tranquila, tirar um poiuco desse peso dos jogadores. Porque temos criado, mas falta competência. Quando acertarmos as finalizações, tenho certeza que voltamos a vencer", aponta o técnico.
O Zeca pega o São Paulo, no Passo d'Areia, na próxima rodada. Uma vitória garantirá a vaga na segunda fase.

(Imagem: Jonathan da Silva/GEB)

FICHA DO JOGO: Brasil 2x0 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA