NOTÍCIAS

Técnico China Balbino está de volta ao Passo d'Areia

Está definido o novo treinador do São José para a sequência da temporada. E é um velho conhecido da torcida, com estreita relação com o início do ciclo vitorioso do clube nos últimos anos. China Balbino, aos 41 anos, está de volta ao Zeca depois de três temporadas.
A contratação foi definida no final da tarde desta segunda, e na manhã desta terça o novo treinador será apresentado ao grupo de jogadores para o primeiro trabalho. Serão quatro dias de treinamentos até o próximo desafio pelo Brasileirão Série C, no sábado, diante do Ypiranga, no Passo.
"Vamos precisar do apoio de todos para alavancarmos o time na reação necessária", disse, na chegada, China Balbino.
No comando do Zeca, o treinador conquistou a Copa Valmir Louruz e a Supercopa Gaúcha, em 2015, o título do Interior e a Copa Caçapava, em 2016. Foi também com China no comando que o Zeca bateu na trave na busca pelo acesso à Série C, ainda em 2017, deixando escapar a vaga por um gol.
Depois da saída do São José, em 2017, China Balbino passou por Glória, Tubarão, Hercílio Luz, Avenida e São Paulo-RS.
O técnico conversou conosco na chegada, nesta segunda.

Que China é este que retorna ao Passo d'Areia depois de três anos?
China Balbino: É um profissional um pouco mais experiente, mais maduro e consciente do trabalho no comando da equipe, mas sem perder a esssência do nosso trabalho, com muita intensidade, empenho e competitividade. Eu tenho sempre a ambição de arcar a história do clube. Desta vez, não será diferente. 

A equipe está em um momento que precisa de recuperação na competição. O que fazer?
China Balbino: Vamos precisar do apoio de todos para alavancarmos o time na reação necessária. Porque os resultados negativos às vezes nos fazem perder a confiança até mesmo no nosso potencial. Então, o desafio agora é retomar a confiança, buscar os resultados e trazer aquela identidade que o torcedor já conhece.

Serão quatro dias de trabalho até o próximo jogo. Já houve o primeiro contato com o grupo de jogadores?
China Balbino: Às 8h30min desta terça começa o nosso trabalho com o grupo de jogadores. Eu vinha acompanhando não apenas as partidas do São José, mas dos adversários na Série C. Já estamos analisando os pontos positivos do próximo adversário, que é líder da competição. É uma excelente oportunidade para trabalharmos essa retomada de confiança do grupo.

Foram três anos longe do São José. Neste período, como você tentou se aprimorar e crescer em conhecimento no futebol?
China Balbino: A cada dia o profissional se aperfeiçoa um pouco mais. Eu procurei sempre aprender um pouco mais com a cultura dos clubes por onde passei, conversando e lendo sobre outros treinadores. É claro que os cursos, que também fiz, são importantes, mas o conceito de jogo é algo que eu já trabalhava desde que passamos no São José na outra oportunidade. E o clube aperfeiçoou com ótimos profissionais depois de mim. 

Qual será a cara do China na equipe?
China Balbino: Todos podem esperar uma equipe com marcação e transição forte. E com muita intensidade. Mas o primeiro passo será retomarmos a confiança do grupo, que tem muita qualidade.
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA