NOTÍCIAS

"Teremos um time com entrega e vontade de crescer", diz Júlio Machado

O grupo de jogadores do São José apresenta-se para o início da pré-temporada 2021 às 15h desta segunda, no Passo d'Areia. Uma temporada, conforme as projeções da direção de futebol, com uma nova característica.
"Percebemos que era preciso mudar o perfil da equipe, com mais entrega em todos os aspectos. Priorizamos atletas que estão ou chegam ao clube querendo algo mais, querendo evoluir e, com isso, fazendo o clube també evoluir", diz o diretor de futebol, Júlio Machado.
A partir desta segunda, serão 40 dias de trabalho para o técnico Carlos Moraes e a comissão técnica até a estreia no Gauchão, diante do Esportivo, em Bento Gonçalves.
"Vamos dar início ao trabalho para colocar o grupo em um alto nível de competitividade. Independentemente do número de atetas que teremos agora neste primeiro momento, da apresentação, será importante conceituarmos bem o grupo de acordo com o modelo que vamos aplicar em campo", explica o técnico.
Como acontece tradicionalmente, principalmente nos primeiros dias da pré-temporada, quem controlará o ritmo dos trabalhos será a preparação física, sob comando de Martinho Inácio.
Os reforços para 2021 devem ser anunciados ao longo da pré-temporada, que tem planejados em torno de quatro jogos preparatórios antes da estréia no Gauchão.

O diretor de futebol, Júlio Machado, falou sobre o planejamento a projeção para a temporada que se inicia.

A partir do rendimento de 2020, qual foi a avaliação da direção sobre o que precisava mudar?
Júlio Machado: Vimos que precisávaos mudar o perfil da equipe de um modo geral, em busca de mais entrega de todos. Concluímos que a prioridade precisa ser em jogadores que venham com vontade de crescer, de mostrar algo mais e evoluir, levando o clube junto nesta evolução. 

Neste contexto, o clube investe em um treinador em evolução no futebol gaúcho. O que o torcedor pode esperar do Carlos Moraes?
Júlio Machado: É um treinador que almeja coisas maiores na carreira e que mostra no seu trabalho ter essa capacidade. Durante as conversas com ele temos confirmado que o estilo de jogo dele combina muito com o nosso perfil e com o que queremos para o São José em 2021. Ele terá a oportunidade de começar um trabalho desde o início da pré-temporada e será uma grande chance para a carreira dele. Isso é o que queríamos. Todos buscando coisas maiores nas suas carreiras e coletivamente.

O Gauchão deste ano garantirá a classificação de apenas quatro clubes para a segunda fase. O que será fundamental para o São José estar entre eles?
Júlio Machado: Pensando de maneira realista, na verdade são duas vagas, porque sempre tem a dupla Gre-Nal. Então, será ainda mais necessário ter regularidade desde o início da competição. O primeiro jogo vale tanto quanto o último, e por isso, será preciso ter entrega total desde o primeiro lance do campeonato, porque depois é muito difícil recuperar.

Este será o terceiro ano consecutivo do São José no Brasileirão Série C. Qual foi o aprendizado destes dois últimos anos, e qual a pretensão para 2021?
Júlio Machado: Compreendemos que esta é uma competição muito nivelada, que se define nos detalhes. Em um ano, quase subimos, no outro mesmo tendo garantido a permanência a dois jogos do fim, por exemplo, não perdemos para um dos primeiros clubes que subiu, o Brusque. Não aparece nenhuma equipe muito superior a outras, e isso pesou no nosso planejamento para 2021, porque a diferença pode estar na qualidade maior em algum setor do time. Isso é o que define. Estamos atentos a isso porque jogaremos novamente projetando subir, brigar lá em cima na tabela. Nós nunca entramos em uma competição pensando só em nos mantermos.

As contratações ainda não foram anunciadas. Tens alguma prévia?
Júlio Machado: O clube tem um orçamento definido, e não teremos a Copa do Brasil, por exemplo. Não faremos nenhuma loucura ou contratação fora da curva, até mesmo porque essa sempre foi uma característica nossa. Mudaremos mesmo é no perfil das contratações, e sem pressa. Estamos na montagem de um grupo de qualidade, para o Gauchão e a Série C.

Imagine que tu tivesses que escolher um setor do campo ou uma posição para investir em 2021, qual seria?
Júlio Machado: Em 2020 nos faltou muito um fazedor de gols. Aquele jogador que tem a confiança para botar a bola para dentro e resolver os jogos. O Luiz Eduardo já mostrou ter essa capacidade, foi o artilheiro da Série C de 2019, e nós confiamos muito nele para 2021. Porque nesta última temporada ele sofreu muito com lesões. E pode ser que tenhamos outros fazedores de gols. Não precisa ser necessariamente um centroavante. Podem ser os extremas, algum meia ofensivo, um atacante. Mas eu considero, realmente, o Luiz Eduardo um reforço para 2021.

As categorias de base foram as mais prejudicadas pela pandemia em 2020. Valorizar e aproveitar os atletas formados na base sempre foi uma característica do clube. Qual o plano para o aproveitamento dos meninos que não tiveram o Sub-20 no ano passado no grupo principal este ano?
Júlio Machado: O 2020 foi um ano perdido para a base. Mantivemos o Sub-20 e disputamos apenas um jogo no ano, na Copa do Brasil. A expectativa é termos o Estadual Sub-20 a partir de abril, e a nossa intenção é que esta categoria continue fornecendo a base para o nosso time principal. Vamos trabalhar ainda mais próximo entre o Sub-20 e o profissional. Temos atletas como o Pett, que vai fazer 17 anos, e não teve nem a oportunidade de atuar pelo Sub-20 e pegar essa experiência. Ele, e outros meninos, trabalharão com o grupo principal já nesta pré-temporada, mas não temos pressa nenhuma. Se eles disputarem o ano ainda no Sub-20, será um ganho para a formação e o amadurecimento deles, além de representar ainda mais qualidade para o clube.
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA