NOTÍCIAS

Zeca, arrasador, vira o jogo e já é vice-líder no Gauchão

Com um ritmo alucinante a partir do momento em que o árbitro apitou o início do segundo tempo no Passo d'Areia no começo da noite deste domingo, o São José foi arrasador e virou o jogo diante do Veranópolis para garantir a vitória por 3 a 2 e o segundo lugar momentâneo na tabela de classificação do Gauchão, com 9 pontos. Éverton Júnior, Márcio Jonatan e Rafael Goiano marcaram para o Zeca, que havia terminado a primeira etapa perdendo por 1 a 0.
"Trabalhamos com uma forma tática de atacar defendendo e ter a bola. Quando conseguimos ter uma boa posse de bola, bom volume de jogo e circulação rápida, faz com que o adversário corra mais atrás da bola e se desgaste. No segundo tempo, tivemos essa imposição, com a bola dominada, e aí apareceu essa diferença. Aumentamos o ritmo depois do intervalo e funcionou muito bem", avalia o técnico Rafael Jaques.
Na primeira metade do jogo, mesmo tendo produzido as duas melhores oportunidades de gol, com Zotti e Márcio Jonatan, o Zeca acabou saindo atrás no marcador. Aos 30 minutos, o árbitro marcou pênalti cometido por Bruno Jesus. Juba bateu e marcou. E a partir daquele momento, a pressão do São José não parou mais.
"No intervalo, conversamos mais uma vez para que os jogadores botassem para fora aquilo que sabem fazer. A qualidade de cada um deles e o que temos trabalhado até aqui", reforça Jaques.
Mais uma vez, ele foi obrigado a fazer uma substituição por lesão antes do intervalo. O zagueiro Wagner sofreu uma queda e lesionou a clavícula. Deixou o campo para a entrada de Tiago Pedra. Com isso, Bruno Jesus, que vinha atuando como volante, retornou à zaga para dar lugar a Pedr ano meio de campo. A mudança naquele setor foi completada no intervalo. Éverton Júnior substituiu Zotti e incendiou o jogo.

GALERIA DE IMAGENS

Foi neste ritmo que o time iniciou a etapa final. Logo aos 3 minutos, Rafael Tavares desviou de cabeça no primeiro pau a cobrança de escanteio e Éverton Júnior completou para a rede na segunda trave: 1 a 1. Aos 7, por muito pouco Márcio Jonatan não roubou a bola do goleiro dentro da área. Três minutos depois, Tiago Pará cobrou novo escanteio e a bola só não entrou em gol olímpico pela grande defesa do goleiro. 
A pressão logo deu resultado. Depois de uma troca de passes pelo meio, a bola sobrou para Márcio Jonatan dentro da área. Ele teve toda a calma para girar e bater certeiro no canto. A virada estava acontecendo: 2 a 1 aos 22 minutos. E nem deu tempo do Veranópolis assimilar o golpe. Tiago Pará cobrou falta da intermediária e encontrou Rafael Goiano subindo sozinho de cabeça para testar com muita força e estufar a rede, consolidando a virada em 3 a 1.
Os visitantes ainda conseguiram descontar aos 35 minutos, novamente com Juba, desta vez completando de cabeça uma cobrança de escanteio.
O gol, no entanto, não fez com que o Zeca diminuísse o ritmo ou afrouxasse o controle da partida. E quem não gostou muito disso foram os defensores da equipe da Serra. Depois de duas faltas violentas sobre ele, Márcio Jonatan acabou agredido pelo marcador, que o chutou depois de caído. Aos 38 minutos, o Veranópolis ficou com um jogador a menos. Aí, foi só esperar o tempo passar e comemorar a terceira vitória no Gauchão e os 100% em casa mantidos.
Agora, pela primeira vez desde o começo do Gauchão, Rafael Jaques e a comissão técnica terão uma semana inteira para treinamentos antes do confronto de sábado, diante do São Luiz, novamente no Passo.
"Será um período para, além de treinarmos, recuperarmos atletas que estão machucados ou em recuperação. Nosso foco agora está totalmente no sábado, quando uma vitória será de suma importância para nos consolidarmos na parte de cima da tabela, além de dar mais moral ao grupo de jogadores para o confronto da Copa do Brasil", valoriza o técnico.
É que, na próxima semana, dia 13, o Zeca entra em campo para enfrentar a Chapecoense, no Passo, pela competição nacional.

FICHA DO JOGO: São José 3x2 Veranópolis

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA