NOTÍCIAS

Zeca cede a virada e conhece a primeira derrota no Gauchão

A noite desta quinta acabou ruim para o São José. Enfrentando o Grêmio na Arena, o Zeca chegou a sair na frente, com gol de Diguinho aos 45 minutos da primeira etapa, mas a equipe acabou sofrendo a virada no segundo tempo. No final, 2 a 1 e a primeira derrota do São José no Gauchão. Com 2 pontos, a equipe ainda ocupa a quinta colocação na tabela do Grupo B.
A partida na casa do adversário se desenhava como um grande obstáculo, e a posse de bola do Grêmio dava a impressão de que o São José sofreria uma grande pressão desde o início do jogo. Não foi o que aconteceu. Em pouco tempo, o Zeca neutralizou esse avanço e antes da metade da primeira etapa, com saídas em contra-ataques, era o São Jose quem levava perigo ao adversário.
Aos 20 minutos, Gustavo Xuxa concluiu de fora da área e a bola passou muito perto. No minuto seguinte, a bola foi erguida na área e Marcão ganhou do goleiro, desviando de cabeça. Gustavo Xuxa dominou na entrada da área e cruzou. Roger cabeceou e marcou o que seria o primeiro gol do jogo, mas a arbitragem marcou um duvidoso impedimento.
O time, porém, não desanimou. Aos 23, Xuxa fez grande jogada e serviria a Saldanha, mas o zaguero salvou na hora. Aos 31, novamente Gustavo Xuxa teve uma oportunidade clara para marcar, mas a bola passou para fora. 
O Grêmio só levou perigo aos 43 minutos de jogo, obrigando Fábio a uma boa defesa. Dois minutos depois, no entanto, Márcio Lima criou a jogada pela direita e rolou para Diguinho, que se apresentou no ataque. O volante invadiu a área, limpou dos zagueiros e chutou rasteiro, no canto, para marcar um golaço. O seu primeiro com a camisa do Zeca e o primeriro nos últimos dez anos de carreira.
O gol no final do primeiro tempo poderia significar mais tranquilidade para a segunda etapa, mas o efeito foi contrário. Aquele ímpeto que se viu na primeira metade da partida já não apareceu no segundo tempo. Aí, a pressão que só havia se ensaiado naquele início de jogo, no segundo tempo foi uma realidade.
Do lado do Zeca, um Fábio inspirado evitou que o Grêmio empatasse ainda mais cedo. Aos 6 minutos, Fábio voou no ângulo e evitou um gol de cabeça. Aos 11, ele saiu no chão para bloquear o que seria uma chance de gol. Três minutos depois, foi o travessão que evitou o empate. 
Tamanha insistência resultou no pior. Aos 19 minutos, Everton marcou de cabeça o 1 a 1.
Até aquele momento, o Zeca só havia criado uma jogada ofensiva na segunda metade do jogo, com Gustavo Xuxa chutando cruzado. O técnico Leocir Dall'Astra fez uma mudança, retirando Matheusinho para a entrada de Thayllon, mas não se mostrou eficiente. Quem seguia criando oportunidades era o Grêmio. Primeiro aos 28, depois aos 32, com a defesa do Zeca salvando.
O esforço no bloqueio ao avanço do adversário cobrou seu preço. Tiago Pedra, que fazia a sua estreia na competição, sentiu a falta de ritmo e acabou dando lugar a Wagner. Depois, em outra tentativa de tirar o time do campo defensivo, Leocir promoveu a entrada de Marcelo no lugar de Roger. Também não funcionou.
Aos 40 minutos, o Grêmio perdeu mais uma oportunidade e, aos 42, Fábio fez uma defesa milagrosa no chão, mas a sobra foi gremista, e outra vez Everton completou para o gol da virada por 2 a 1.
Esta foi a primeira derrota do São José na competição. A equipe também ainda não venceu depois de três jogos. No domingo, às 18h, o Zeca recebe o Aimoré na penúltima rodada do primeiro turno, e vencer é a única alternativa.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA