NOTÍCIAS

Zeca é líder e agora encara o Novo Hamburgo nas oitavas

Quem conhece as histórias do Passo d'Areia certamente já ouviu falar da "lenda do sino". Dizem que, quando o sino da igreja Santa Maria Goretti soa durante um jogo do São José, funciona como um despertador, mudando a atitude do time em campo. E quando esse toque do sino coincide com um gol, é a garantia de que o artilheiro terá consagração com esta camisa.
Pois, aos 24 minutos do segundo tempo da partida contra o Lajeadense, na tarde desta quinta, o fato raro e promissor aconteceu. Machado cobrou falta ao lado da área e acertou a cabeça do artilheiro Luiz Eduardo. Ele testou certeiro, nas redes: 1 a 0 ao som do sino. Luiz Eduardo, o artilheiro da Série C, inscreveu seu nome na lista dos "gols do sino" no Passo. Mais do que isso. O gol foi o único na vitória que garantiu a liderança do Grupo C ao final da primeira fase da Copa Seu Verardi. Agora, o Zeca vai encarar o Novo Hamburgo pelas oitavas de final, com o primeiro confronto na tarde de domingo, no Estádio do Vale.
A vitória com um único gol mostrou bem o que foi o jogo. O Zeca buscava a vitória em casa, mas esbarrava em um adversário muito bem organizado defensivamente, e que também jogava pela sua classificação. Enquanto o Lajeadense controlava a partida mais concentrado na intermedária, sem levar perigo ao gol de Fábio, o São José limitava-se a chegadas em chutes de longe. Primeiro com Machado, depois com Gustavo Xuxa. E ao final do primeiro tempo, o Zeca havia acertado a goleira apenas duas vezes.
"Sabíamos que enfrentaríamos uma equipe muito bem organizada. Mesmo aparentando ser um jogo mais lento no primeiro tempo, conseguimos finalizar. O segundo, tivemos uma postura diferente. Esse grupo tem poder de superação e mostrou isso mais uma vez", disse o técnico Rafael Jaques ao final da partida.
E superação foi necessária logo no segundo minuto da segunda etapa. O lateral Josué acabou expulso ao conter um contra-ataque do adversário. Com um jogador a menos, a missão de buscar a liderança da chave teria um obstáculo a mais. E a reação veio forte.
Aos 11 minutos, Gustavo Xuxa experimentou da intermediária e o goleiro fez um verdadeiro milagre. Oito minutos depois, o lateral Marcelo foi ao fundo e cruzou com força para o centroavante Luiz Eduardo completar de primeira, passando perto do gol.
O gol veio aos 24 minutos. Junto com o sino da igreja. Aí, com vantagem no placar, o técnico Rafael Jaques promoveu diversas trocas na equipe. E, com a chuva engrossando, o melhor era controlar a partida, mas sem abrir mão de dar uns sustos no Lajeadense.
Foi assim aos 35 minutos, quando Tcharles avançou em alta velocidade pela esquerda e cruzou fechado, com força, para a pequena área, onde Wandinho jogou-se na bola, de peixinho, mas não a alcançou.
"Eu preciso dar os parabéns para esse grupo. Eles deram a volta por cima, psicologicamente, depois da saída da Série C e chegaram à liderança do grupo. Vamos com uma vantagem depois deste primeiro passo em busca do objetivo de chegarmos à Copa do Brasil", valoriza Jaques.
A partida de domingo, em Novo Hamburgo, será às 15h. A definição das oitavas ainda não teve a data confirmada pela FGF, mas provavelmente seja na próxima quinta, no Passo.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA