NOTÍCIAS

Zeca vence no encerramento do Gauchão

A despedida do São José da edição do Gauchão deste ano foi da melhor maneira possível. Jogando contra o Pelotas na tarde desta quarta, no CT Hélio Dourado, o Zeca fez 1 a 0, com gol do goleiro Fábio, de pênalti.
A partida já não valia classificação à segunda fase, mas valia a busca da primeira vitóriado Zeca neste retorno do futebol gaúcho, além de ser uma espécie de aperitivo para o Brasileirão Série C, que inicia no próximo dia 8. Mais uma vez, a equipe teve o auxiliar técnico José Rafael dos Santos à beira do campo, em virtude do diagnóstico positivo do técnico interino Éverton Vanoni, para Covid-19.
E se engana quem pensa que, por não ser um jogo de briga por vagas, a partida não foi quente. Com muito equilíbrio no setor de meio de campo, foram XX minutos sem qualquer chute a gol de lado a lado, apesar de maior volume ofensivo do São José. As poucos, porém, o adversário passou a abusar de entradas mais ríspidas. E houve punição.
Aos 19 minutos, Diguinho roubou a bola na saída do adversário e entraria cara a cara com o gol, se não fosse derrubado pelo marcador, que acabou expulso.
Com um jogador a mais, o São José tratou de valorizar ainda mais a posse de bola e encontrar os espaços para criar oportunidades. Mas a mais aguda só apareceu aos 42 minutos, quando a defesa do Pelotas conseguiu salvar depois de um bate rebate na área. Quatro minutos depois, Cláudio Maradona arrancava d campo de defesa quando foi atingido violentamente pelo jogador adversário. Mais um expulso.
Então, com dois jogadores a mais, o segundo tempo virou um verdadeiro bombardeio, com a bola teimando em não entrar. Logo aos 4 minutos, Luiz Eduardo acertou a cabeçada forte, que passou raspando a trave. Cinco minutos depois, a bola passou pelo goleiro, mas a zaga salvou quase em cima da linha. Aos 10, foi Gustavo Xuxa quem chutou e por muito pouco não marcou.
A pressão não poderia diminuir, e José Rafael tentou uma variação na forma de jogar. Entraram Alexandre e Marcelo nos lugares de Lissandro e Luiz Eduardo. Pois as oportunidades continuaram acumulando. Aos 23 minutos, Marcelo cruzou na medida e Gustavo Xuxa testou com força, acertando a trave. Foi aos 32 minutos que Tiago Pará recebeu à frente do zagueiro dentro da área e, quando iria concluir, foi derubado: pênalti.
O goleiro Fábio foi para a cobrança e, com extrema categoria e frieza, marcou o 1 a 0.
Com Tiago Pedra e Thayllon em campo nos lugares de Diguinho e Tiago Pará, a pressão continuou. Aos 38, Alexandre teve grande oportunidade e por muito pouco a defesa não marcou contra. No lance seguinte, Rafael Tavares acertou de primeira após cobrança de escanteio. A bola passou muito perto. E ainda houve tempo, aos 42, para Thayllon quase marcar.
"Sabemos dos erros que tivemos no Gauchão e não poderemos cometer na Série C. É um campeonato longo e que pune quem erra. O torcedor pode ter certeza que o São José tera um time competitivo e consciente do que precisa melhorar", avaliou o auxiliar técnico José Rafael dos Santos no final da partida.
O Zeca volta a campo no dia 8 de agosto. Pela tabela da Série C, a partida contra o São Bento será no Passo d'Areia, com portões fechados. Mas a confirmação do local da partida ainda dependerá de liberação pelo município.
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA