NOTÍCIAS

"Nos deixaram sonhar", diz Manu, na final da Sub-17

O forte calor das 14h30min desta quarta-feira castigou, mas nada que já não fosse habitual para a gurizada das categorias de base do São José. É neste horário que a equipe Sub-17 está acostumada a treinar e, desta vez, decidiu e garantiu sua vaga na final da Copa Metropolitana, contra o Ivoti. O placar apertado, de 1 a 0, com gol do artilheiro da competição, o atacante Thayllon, traduz bem o que foi a partida. Como em todios os confrontos do ano contra a equipe do Vale do Sinos, mais uma vez o jogo foi decidido nos detalhes.
Foi aos 10 minutos da segunda etapa que Carlos encontrou um espaço na defesa adversária e rolou para trás, encontrando Jeferson. Ele deu um passe açucarado, pelo chão, para Thayllon aparecer às costas dos zagueiros e na cara do goleiro. Ele tocou de chapa para fazer o único gol do jogo, depois de um pimeiro tempo nervoso, e abrindo caminho para uma segunda etapa segura e controlada pela equipe treinada por Manu Corrêa.
Chegar à final da Copa Metropolitana era o principal objetivo traçado para a categoria após ua decepcionante campanha no Gauchão. Meta cumprida, e com mérito. Ao final do jogo, além de finalista, o São José voltou a ter a melhor campanha. Ao menos até acontecer a segunda partida semifinal, entre Internacional e Novo Hamburgo, na tarde desta quinta. Mas quem disse que Manu está satisfeito?
"Eu quero é mais. Quero brigar pelo título e sei que todos os meninos querem também. Nos deixaram sonhar, então vamos aproveitar isso ao máximo", garante.
O trabalho de Manu, quando chegou ao clube depois da eliminação do Zeca na primeira fase do Gauchão Sub-17 era não apenas reverter os resultados, mas retormar o rumo da formação dos jogadores da categoria Juvenil. Ao final do ano, o treinador não tem dúvida dos resultados deste trabalho.
"Nossa missão foi muito além do campo. Trabalhamos, muitas vezes, só o psicológico deles. Essa busca de recuperar a auto-estima e a naturalidade deles, porque talento técnico nós sabemos que esses meninos têm. E nós só conseguiríamos fazer fixarem algum aprimoramento de fundamento ou tático se estivessem com a cabeça boa. Creio que este grupo está em um nível de concentração e foco muito bom neste momento", diz Manu.
Metade dos jogadores considerados profissionais no time da Copa Metropolitana viveram nestes meses seus últimos momentos na categoria Juvenil. Passarão aos Juniores em 2018.
"Não tenho dúvida de que entregamos jogadores mais maduros, confiantes e mentalmente mais fortes. Eles precisaram passar por um teste importante", avalia o técnico.
As finais já têm datas. Na próxima quarta, dia 13, e no domingo, dia 17 de dezembro. Se o rival for o Novo Hamburgo, a finalíssima será no Passo d'Areia. Situação que, se o adversário for o Inter, só acontecerá se os colorados passarem à decisão com um empate nesta quinta.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA