NOTÍCIAS

São José é vice-campeão da Copa Sub-19

O relógio já marcava 50 minutos do segundo tempo. O último dos acréscimos dados pelo árbitro na decisão da Copa FGF Sub-19, entre São José e Internacional. Foi quando o atacante Tcharles puxou aquela última energia e arrancou entre os marcadores até rolar açucarada para o zagueiro Kerve que, àquela altura, já tinha virado atacante. Ele recebeu rasteira e ainda teve a frieza de desviar do goleiro. Caprichosa e trágica. A bola acertou a trave, passou do centroavante João, na volta e caiu novamente para Tcharles, que ainda tentou concluir, sem sucesso. A final, no Passo d'Areia, encerrava naquele momento com o placar de 0 a 0, que deu o título da competição aos visitantes, vencedores do primeiro jogo, por 1 a 0, em Alvorada, mas o último lance mostrou bem o que foi o jogo inteiro. Não faltou luta e iniciativa da gurizada que levou o Zeca ao vice-campeonato da Copa Sub-19.
Já na proposta de jogo ficou claro que a equipe comandada por João Pedro Kaefer Lock tomaria as rédeas do jogo. E, ironicamente, usando a principal arma do Inter: as arrancadas em velocidade. O São José entrou em campo sem um centroavante de referência. Coube ao trio Lucca, Tcharles e Wandinho aterrorizarem os defensores colorados. E o fizeram, mas faltou eficiência para chegar em condições de marcar os gols necessários na primeira etapa.
As oportunidades se limitaram a dois lances perigosos. Aos 18 minutos, Tcharles arriscou de fora da área. Um chute rasteiro que o goleiro se atrapalhou para defender e botou pela linha de fundo. Depois, aos 26, foi Wandinho quem teve a iniciativa. Ganhou na jogada individual com o zagueiro e cruzou forte de dentro da área. Desta vez, o goleiro se antecipou ao Lucca e impediu o que seria o gol. Por outro lado, sobraram no primeiro tempo as jogadas ríspidas pela defesa do Internacional, e pouco coibidas pela arbitragem.
O clima, que se ensaiava no primeiro tempo, esquentou de vez na segunda etapa. As divididas duras continuaram e, aos 10 minutos, o Inter teve o primeiro jogador expulso. Oito minutos depois, quando o técnico João Pedro ensaiava o abafa e já havia deixado apenas um dos volantes em campo, Silas envolveu-se em uma confusão no meio de campo. O árbitro só viu lance violento dele, e expulsou o volante do Zeca.
Antes disso, a partida já havia ficado mais aberta. Aos 9 minutos da segunda etapa, Samuel arriscou forte de fora da área e o goleiro espalmou. Aos 26, foi a vez do centroavante João, que havia entrado na segunda etapa, girar sobre os zagueiros e tentar o chute. A bola passou por cima.
Com a necessidade de buscar o gol de qualquer forma, naturalmente os espaços apareciam na defesa do Zeca. Foi assim aos 32 minutos, quando o Inter chegou em um contra-ataque e perdeu o gol cara a cara com Giovani. O goleirão ainda faria, nos minutos finais, uma sequência de duas defesas absurdas que impediram o gol colorado.
No ataque, a insistência era total. Aos 38, João recebeu na área de chutou cruzado para a defesa, no chão, do goleiro. Depois, na base do abafa, faltavam conclusões certeiras até os 50 minutos, quando a bola de Kerve não quis entrar.
O resultado esteve longe de ser lamentado no Passo. Foi a primeira final de João Pedro Kaefer Lock em apenas três meses de comando da categoria.
"O trabalho está muito bom. Acabamos a competição com uma grande campanha e um excelente jogo contra uma equipe do nível do Internacional. Conseguimos empurrar eles para trás. Acredito que só temos a crescer a partir daqui", avalia o treinador.
O Zeca encerrou a participação na Copa Sub-19 com 15 vitórias, quatro empates e uma derrota. O foco agora está todo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os atletas terão uma semana de folga e retornam para uma mini pré-temporada. A estreia do São José está marcada para 4 de janeiro, diante do Paulista, em Jundiaí. 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA