NOTÍCIAS

São José larga em desvantagem na briga pelo acesso

O futebol tem seus caprichos. E por vezes prega peças terríveis. Foi bem este o caso da tarde deste sábado no Passo d'Areia. Durante 90 minutos do São José comandou a partida contra o Atlético Acreano. Martelou, martelou, foram quatro bolas na trave e pelo menos outras cinco oportunidades salvas pelo goleiro adversário quase em cima da linha. Os visitantes praticamente não atacaram, e venceram por 1 a 0 em uma bola de escanteio aos 46 minutos do segundo tempo. Quis o tal do futebol que o Zeca agora busque no Acre a classificação para a Série C com uma vitória no próximo domingo.
Foram necessários apenas cinco minutos de jogo para que a equipe de China Balbino tomasse conta do campo adversário. E logo as boas oportunidades _ e os encontros com a trave _ começaram a aparecer. Aos 6 minutos, o zagueiro Claudinho desviou de cabeça, a bola encontrou a trave e sobrou na cabeça do zagueiro Everton Alemão. Ele colocou com qualidade, deslocando do goleiro, mas a bola passou raspando para fora. 
Em apenas 15 minutos de jogo, foram pelo menos três boas chances com pressão total na área do adversário. Em uma delas, Fidélis cruzou rasante buscando Rafinha na área, mas o goleiro foi mais rápido e salvou. Na sequência, outra vez Claudinho cabeceou na cobrança de escanteio sobre o gol. Aos 28, foi a vez de Felipe Guedes conseguir o cabeceio, como manda o figurino, para baixo. Aí o goleiro espalmou. No rebote, Clayton chutou sobre o zagueiro. Em nova carimbada contra a zaga do Atlético Acreano, o defensor jogou-se na bola com a mão. Houve reclamação, mas o árbitro não marcou o pênalti.
CASTIGO - O Zeca ainda teria um segundo encontro com a trave no primeiro tempo. Já eram 41 minutos de jogo. E dessa vez foram duas bolas nos postes de uma só vez. Primeiro, Everton Alemão cabeceou para baixo na segunda trave. A bola bateu no poste e sobrou para Rafinha arriscar a bicicleta que acertou o travessão.
E aí veio o castigo. Em uma jogada recuada, a defesa do São José acabou cedendo o escanteio aos 46 minutos do primeiro tempo. A bola cruzada desviou no primeiro pau e encontrou a cabeça do zagueiro Diego, do Atlético, no meio da área. Ele cumprimentou, reto, para marcar o 1 a 0.
Uma ducha de água fria? Claro. Mas os comandados de China Balbino não se abateram por muito tempo. 
BOMBARDEIO - Logo na volta para a segunda etapa as oportunidades voltaram a se acumular. Aos 6 minutos, Clayton destacou-se da marcação e rolou na área para Kelvin. O goleiro saiu nos pés dele e conseguiu segurar. E quando as forças pareciam estar se esgotando, o técnico renovou o gás no ataque. Saíram Kelvin e Flávio Torres para as entradas de Paulinho e Matheus Totô. Depois, o lateral Luiz Felipe deu lugar a Diego Torres. 
Mas quem realmente se destacava ofensivamente era o meia Clayton. Aos 18, ele apanhou o rebote na entrada da área e chutou forte, baixo. O goleiro espalmou no susto no chão. Apenas cinco minutos depois, novamente Clayton bateu forte de fora da área. Buscava a gaveta. E o goleiro foi lá. Aos 30, Rafinha levou a melhor no bate-rebate na área do Atlético. Chutou e o goleiro Miller dessa vez ficou parado, vendido na jogada. E não é que a bola encontrou o travessão outra vez. Aos 36, em nova bola que sobrou e rebateu dentro da área, o goleiro buscou sobre a linha.
A última oportunidade veio nos acréscimos. Fidélis avançou e cruzou rasteiro. Matheus Totô marcaria, mas o zagueiro chegou antes e tocou para fora.
A partida terminou como começou. Com um verdadeiro bombardeio do São José, mas com um placar que só o futebol explica. A derrota por 1 a 0. No próximo domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar no Estádio Florestão, em Rio Branco, no Acre. O time da Região Norte joga pelo empate. Ao Zeca, uma vitória por 1 a 0 leva aos pênaltis. E por qualquer outro placar garante a vaga nas semifinais do Brasileiro Série D.

(Imagem: Pablo Nunes/Guia Futebol RS)

FICHA DO JOGO: São José 0x1 Atlético-AC


NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA