NOTÍCIAS

Zeca traz empate com gols para casa

O cenário em Três Passos, na tarde desta quarta-feira, era aquele que costuma ser conhecido como "o de Gauchão". Muita chuva, vento forte e, naturalmente, o gramado castigado pelo mau tempo. O jeito para o São José se sair bem diante dos donos da casa na primeira partida das oitavas de final da Copa Wianey Carlet seria se adaptar o mais rápido possível àquelas condições. E, neste aspecto, a equipe comandada por Rafael Jaques foi exemplar. Saiu do CT Futebol com Vida com um empate em 1 a 1 e, por muito pouco, não trouxe a vitória para Porto Alegre. Citta, que fazia, de fato, a sua estreia com a camisa do Zeca, depois de ter se lesionado com poucos minutos de jogo na sua única aparição anterior na equipe e ficar um longo período no departamento médico. 
Agora, no domingo, às 15h30min, em Eldorado do Sul, o São José joga pela vitória ou o empate sem gols para garantir a passagem às quartas.
Em Três Passos, se o negócio era se adaptar, logo nos primeiros minutos os defensores do Zeca deram o recado. Não haveria bola rolando muito tempo no campo de defesa. Ao ordem era "limpar a área" e, de preferência, impulsionar o trio ofensivo: Lucca, Wandinho e Gegê. Depois dos primeiros 10 minutos de poucas emoções, essa estratégia começou a dar certo. Por duas vezes, Lucca venceu o marcador, mas ainda não conseguia finalizar as jogadas. Até que, aos 13 minutos, quem recebeu em vantagem em relação à zaga do Três Passos foi Wandinho. Ele deu um corte no marcador e foi derrubado dentro da área: pênalti.
O zagueiro Citta foi quem caminhou para a bola e chutou forte, rasante, no canto direito do goleiro. Incontestável, 1 a 0 para o São José.
À frente no placar, seria necessário, ainda mais, segurança na parte defensiva. Pois os volantes Tiago Pedra e Fabiano, os zagueiros Henrique Rambo e Citta, além dos laterais Christian e Josué, que pouco foram acionados no ataque, anularam qualquer avanço do Três Passos. Com um time jovem e bastante rápido, os donos da casa até tentaram acelerar o jogo, mas invariavelmente esbarravam no paredão do Zeca.
Por outro lado, algumas chances — sem grande perigo — ainda eram criadas pelo São José, principalmente nas jogadas aéreas, que era o que o campo permitia.
O intervalo serviu para que o Três Passos injetasse ainda mais ânimo. Jogaram-se à frente, mas abriram espaços para os rápidos atacantes do Zeca. Aos 8 minutos, Lucca foi quem avançou e foi derrubado dentro da área. Desta vez, o árbitro nada marcou. Três minutos depois, foi o atacante do Três Passos quem arriscou em um chutaço de fora da área e a bola passou raspando o travessão do goleiro Mikhael. Aos 18, novamente Lucca investiu em direção à área e tentou desviar do goleiro para ampliar o marcador, mas ela foi salva pelo defensor. 
Era o momento de reforçar o gás no paredão. Aos 20 minutos, Tiago Pedra deu lugar a Ben Hur. Depois, Silas substituiu Arthur e, com a partida controlada, aos 41, Igor Nobre, Anderson Canhoto e Tássio substituíram Gegê, Wandinho e Fabiano.
Quando o jogo se encaminhava para um final vitorioso, em uma única jogada não espantada pelos jogadores do São José depois de passar em frente à área, a bola sobrou alta e um atacante impedido confundiu a marcação. Ele não foi para a bola, que se ofereceu para Cristian empurrar para o canto e empatar a partida aos 44 minutos da etapa final.
"Nossa equipe teve postura e atitude muito boas. Terminaríamos o jogo com um desempenho, defensivamente, impecável, e com nosso trio ofensivo fazendo uma bela partida de enfrentamento com os defensores adversários em condições nada favoráveis. O problema foi a desatenção em um único lance, que acabou nos penalizando. Mas, pela insistência do adversário, o empate não foi um placar injusto", avalia o técnico Rafael Jaques.
Mesmo sofrendo um gol, que quebrou uma sequência de oito partidas em que a defesa não foi vazada, o Zeca termina a primeira parte das oitavas de final consolidado como a melhor defesa isolada da competição. Foram apenas cinco gols sofridos em 12 jogos. Se manter a rotina de não sofrer gols no próximo domingo, estará classificado.  

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA